O “Janeiro Roxo” é marcado como mês de combate e prevenção para o tratamento precoce e enfrentamento da Hanseníase, considerada uma das doenças mais antigas da humanidade.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2016 mais de 28.000 novos casos da doença foram registrados no Brasil. Ainda no mesmo ano, o Ministério oficializou o mês de janeiro e consolidou a cor roxa para campanhas educativas sobre a hanseníase. Durante todo o mês, são promovidas ações de conscientização sobre a doença para marcar o Dia Nacional de Combate e Prevenção, que é lembrado no último domingo do mês.
Com objetivo de conscientizar a população, o Hospital Universitário da UFJF (HU-UFJF/EBSERH) promove, nesta quarta-feira, 23, ações de prevenção e conscientização sobre a doença. A iniciativa integra o “Janeiro Roxo”, que mês dedicado ao enfrentamento da enfermidade em todo o país.
Equipes da residência multiprofissional do HU-UFJF/EBSERH vão estar presentes nos ambulatórios da Unidade Dom Bosco, no 1° e 2° andar, e no Posto de Atendimento Médico (PAM) Marechal, no centro de Juiz de Fora. Além da orientação e do esclarecimento de dúvidas da população, serão distribuídas cartilhas explicativas. “O objetivo é conscientizar as pessoas em relação à importância do diagnóstico precoce da hanseníase. Então, a gente quer informar as pessoas sobre quais são os primeiros sintomas da doença porque quanto mais cedo as pessoas perceberem os sintomas, ela deve procurar o atendimento médico para que seja feito o diagnóstico e começar o tratamento para evitar as sequelas da doença.”, destaca Liliany Loures, fisioterapeuta do HU-UFJF/EBSERH e coordenadora das ações.
De acordo com a profissional, as pessoas chegam ao ambulatório em situação mais avançada da doença. “Já tem manifestações mais tardias e podendo ter sequelas da doença, não conseguindo reverter todo o quadro”, disse. As ações serão realizadas de 8h30 ao meio-dia.