A Câmara aprovou na última reunião ordinária do primeiro período Legislativo, realizada na terça-feira, 15, o projeto de lei (PL) de autoria do vereador Marlon Siqueira (MDB) que propõe a criação da “Rota das Cervejas Especiais de Juiz de Fora” como uma ação de política pública no incentivo ao setor. A proposta é destacar um meio de ação para que o Poder Público seja um agente incentivador no setor.
“Para cada um emprego que as grandes indústrias cervejeiras geram, cerca de mil postos de trabalho são ofertados pelas cervejarias especiais. Juiz de Fora precisa defender sua produção, que gera emprego e renda para o município. Com a ‘Rota’, assim como exemplos de outras cidades, buscamos reafirmar que o setor existe, se destaca e cresce”, resume Marlon apontando ações como essa como incentivo ao empreendedorismo local e o setor de alimentação fora do lar.
O PL reitera a importância do Poder Público incentivar a produção da cerveja local, microcervejarias artesanais, micro maltarias, bem como dos produtores de insumos e equipamentos cervejeiros, instituições de ensino cervejeiro e produtores caseiros de cerveja.
Na prática, a proposta é que, por meio da “Rota de Cervejas Especiais de Juiz de Fora”, o Executivo busque promover eventos ligados ao setor de cervejas artesanais, desenvolva o turismo e a cultura cervejeira com o objetivo principal de gerar emprego e renda, em um setor que se desenvolve exponencialmente na cidade. “Ações concretas e oficiais podem ser desenvolvidas, ligando história, cultura e turismo. Uma das nossas inspirações foi o evento da ‘Caminhada Cervejaria Escola Mirante’ que reuniu um grupo de pessoas para conhecer pontos históricos do trajeto da Estrada de Salvaterra e, claro, consumir a bebida com moderação”, destacou Marlon, citando, ainda o crescimento do “pub craw” em países europeus, movimento de visita a vários bares/cervejarias em uma mesma noite.
Vocação cervejeira de Juiz de Fora
Na justificativa, entre os objetivos da lei está a adoção de estratégias de divulgação de Juiz de Fora como pólo catalisador de iniciativas de desenvolvimento econômico e turístico, agregando novos investimentos. A vocação cervejeira da cidade foi certificada também pelo Governo de Minas Gerais, como a primeira cidade a constituir um Arranjo Produtivo Local (APL), abrindo espaço para atrair o público de fora para conhecer a história da bebida na cidade. A primeira cervejaria mineira foi criada em 1861 pelo alemão Sebastian Kunz, onde hoje é o Bairro São Pedro, em Juiz de Fora.
Fonte: Assessoria