Museu de Marmelos Zero é reaberto para visitação

Neste sábado, 19, o Museu Marmelos Zero, em Juiz de Fora reabre para a população juiz-forana. O acervo vai funcionar duas vezes por mês, sempre às sextas-feiras e aos sábados, para receber os visitantes.

Incorporada pela Cemig, a Usina de Marmelos foi construída em 1889 pela Companhia Mineira de Eletricidade. Segundo pesquisadores, o fornecimento de energia elétrica, após a construção da rodovia União Indústria em meados do século XIX, serviu como a nova força motriz para a indústria da cidade, junto com outros avanços no setor de transportes, financeiro e educacional.

A restauração realizada pela Cemig contemplou as áreas externas e internas da instalação, incluindo tratamento do piso, manutenção na instalação elétrica, execução de pintura, manutenção da cobertura e instalação de placa no topo do telhado. A obra incluiu também a construção de uma passarela de pedestres, para facilitar o acesso aos visitantes.

Além do Museu, também haverá a reabertura do prédio do Memorial da Energia, localizado no complexo da Usina de Marmelos. As visitações, que são abertas ao público e a grupos pré-agendados, são um atrativo para estudantes, historiadores e pessoas interessadas em conhecer o complexo histórico tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha).




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.