Táxis estacionados em ponto de ônibus no bairro São Mateus é motivo de reclamação

O ponto de ônibus localizado próximo a área de estacionamento do Independência Shopping, na rua Dr. Luiz Gonzaga de Araújo, tem sido alvo de reclamações dos moradores do bairro São Mateus e usuários do transporte coletivo que circulam pelo local. O motivo, segundo eles, é que há algum tempo, taxistas estão utilizando o espaço para estacionar os táxis e ocupando o ponto de ônibus e, consequentemente, atrapalhando as paradas dos coletivos urbanos e dificultando o embarque e desembarque dos passageiros.

No último final de semana, José Luiz Britto, Especialista em Modalidade Urbana e morador do bairro São Mateus, caminhava pelo local quando flagrou a situação e compartilhou através de suas redes sociais.

Foto: Reprodução Facebook

“Muitas pessoas comentaram na minha publicação de que essa situação é rotineira. O ônibus é obrigado a parar no meio da via, da rua e as pessoas saltam daquela altura toda. E se for falar alguma coisa com algum motorista do táxi ele briga com a pessoa”, disse Britto. Para o Especialista em Modalidade Urbana, falta fiscalização no local. “Acho que falta fiscalização e alguém para denunciar essa situação. Eles [os taxistas] têm que respeitar porque estão infligindo o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro”, disse.

O inciso XIII do Art. 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que estacionar “onde houver sinalização horizontal delimitadora de ponto de embarque ou desembarque de passageiros de transporte coletivo ou, na inexistência desta sinalização, no intervalo compreendido entre dez metros antes e depois do marco do ponto” é infração média, prevendo multa, sob o risco de remoção do veículo. Está semana, o Diário Regional divulgou uma matéria que tratava sobre estacionamento irregular, que foi a infração de trânsito mais cometida em Juiz de Fora em 2018, com 74.932 autuações registradas. “Abusos que as pessoas cometem infligindo as normas de trânsito, achando que aquilo é por um ‘minutinho’ e que não tem problema, mas tem problema sim. Se é proibido e está fazendo isso, esta cometendo uma infração e deve ser punido por isso”, disse.

Eliton Souza, estudante de Jornalismo, já presenciou diversas vezes a situação dos táxis estacionados no ponto de ônibus em questão. Segundo ele, o problema não acontece apenas aos finais de semana. “Todos os dias isso acontece. Sempre por volta de 9 horas os taxistas já estão em fila no ponto de ônibus. Chegam até a parar na rua que fica atrás do local esperando uma vaga para estacionar no ponto de ônibus”, disse.

O estudante conta que em nenhuma das vezes foi prejudicado em momentos de embarque ou desembarque, mas relata já ter presenciado situações embaraçosas que ocorreram como consequência dos taxistas estarem estacionados no ponto de ônibus. “Eu já vi ônibus tendo dificuldade para virar na rotatória porque costuma ter gente para embarque e desembarque na rodoviária da Util que tem ali perto. Por não ter vaga, esses ônibus costumam parar na rotatória e fica difícil para os coletivos porque precisam de espaço para fazer o giro. Além disso, já vi motorista parando ônibus no meio da rua e os taxistas nem se movem, é como se estivessem em um ponto de táxi normal”, relata.

José Moreira de Paula, Presidente do Sindicato dos Taxistas de Juiz de Fora e Diretor da Associação dos Taxistas, disse que não receberam nenhuma reclamação ou denúncia sobre o caso em questão. “Não recebemos nenhuma notificação. Os responsáveis pela fiscalização notificam os carros que estão parados de forma irregular e acabam enviando a notificação diretamente para o motorista. Não foi feito nenhum contato com o Sindicado”, explica. Moreira pontua que a situação acaba acontecendo pela diminuição no uso do serviço de táxi. “Houve uma diminuição do número de passageiros e têm muitos táxis circulando, além da concorrência da outra empresa. Também há a questão de alguns pontos de táxis com poucas vagas e muitos taxistas para estacionarem os veículos no espaço”, disse.

A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora se posicionou sobre o caso através de nota. “O local é fiscalizado de forma esporádica, em dias e horários alternados pelos agentes do Departamento de Fiscalização de Transporte e Trânsito (DFTT) da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra). Nos horários de pico também são feitas fiscalizações no endereço. Temos registro de diversas autuações por estacionamento irregular feitas pelos agentes neste ponto de ônibus. A Settra já recebeu reclamações do local e foram atendidas. Vale ressaltar que no momento em que flagrem a irregularidade é importante acionar a fiscalização através do 3690-7400. Caso seja após às 22h o contato deve ser feito com a Polícia Militar. O ponto de táxi está localizado na Avenida Presidente Itamar Franco, com vagas posicionadas após a Ascomcer e em frente à entrada principal do Shopping.”




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.