Conheça as quatro dicas para aproveitar um belo carnaval no Brasil

O Carnaval está há um mês e meio, então é época de se planejar para aproveitar o máximo esse feriado, que pode ser para cair na farra ou simplesmente descansar. Os pacotes de viagens para o carnaval já estão fervilhando nas agências e tem para todos os gostos e bolsos. Sendo farra ou folga é um feriadão para todos.

Carnaval, época de folia para muita gente, esses cinco dias de feriadão mudam a rotina de todo o Brasil, das ruas à programação da televisão, convocando verdadeiras multidões para a música, para a dança e para a alegria genuinamente verde e amarela. A diversidade fala mais alto, manifestações culturais e artísticas explodem em cores e em brilho e é de sorrisos e de muito samba no pé que as cidades de norte a sul do país passam a ser feitas.

Ao mesmo tempo, há quem prefira aproveitar o descanso prolongado para fugir deste agito todo e se refugiar em destinos internacionais, perto o bastante para cruzar as fronteiras em tão poucos dias, longe o suficiente para descansar e conhecer um lugar novo.

O que podemos concluir disso tudo é que não existe um jeito melhor que o outro para curtir esta grande festa. O Carnaval tem espaço para todos: para os fãs de bloquinhos de rua, para os apaixonados pelos desfiles das escolas de samba e para as pessoas que trocam de bom grado a folia por uma experiência nova e mais tranquila no exterior.

SALVADOR – circuito Barra-Ondina: 4,5 km de folia no destino que é uma fresta o ano inteiro. Na cidade que leva para as ruas cerca de dois milhões de pessoas por dia durante o Carnaval, é atrás do trio elétrico que visitantes e locais se aglomeram para celebrar a maior festa popular do planeta. Uns em camarotes, outros na turma dos abadas, muitos na “pipoca” – isto é, em desfiles gratuitos ou então na área fora das cordas de isolamento dos trios pagos -, mas todos no mesmo clima de brincadeira e diversão.

Contanto com sete circuitos oficiais, distribuídos por diversas regiões e com atrações para agradar a diferentes tipos de foliões, um dos mais badalados é o da Barra-Ondina, percurso realizado entre as praias Barra e Ondina que tem duração aproximada de cinco horas.

Caminho de vários trios elétricos, comandados por artistas e bandas como Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury e Chiclete com Banana, por exemplo, é por lá ainda que estão os camarotes mais badalados da capital que é mestre em fazer a galera tirar o pé do chão.

BELO HORIZONTE – para pular o carnaval, a dica de “fervo” na capital mineira é Savassi, bairro queridinho dos foliões. Arrastando uma verdadeira multidão, que chegou à marca de 3,8 milhões de pessoas em 2018, conforme balanço da prefeitura, o Carnaval de Beagá tem crescido a passos largos nos últimos nos, firmando-se não por acaso, como um dos maiores do Brasil.

Nos últimos anos o Carnaval de Rua de Belo Horizonte vêm arrastando multidões pelas ruas da capital com o desfile dos blocos caricatos, consagrando um dos destinos preferidos nesta época – Foto: Divulgação

Resultado de planejamento, organização e serviços inovadores, pensados para atender plenamente às necessidades do público, na data marcada por shows, desfiles de rua, ônibus gratuitos para os festeiros de plantão e até um cardápio temático oferecido por bares e restaurantes participantes do “Carnaval Gastrô”, o ponto de encontro da galera se dá, sobretudo, na Savassi, área nobre da capital mineira que é sinônimo de agito 365 dias por ano.

Tomado por estabelecimentos comerciais, blocos de rua e foliões unidos por uma alegria contagiante, entre os lugares da região que bombam de turistas e moradores estão as praças da Liberdade e Diogo de Vasconcelos (Praça da Savassi), as ruas Sergipe e Tomé de Souza e as avenidas Do Contorno e Getúlio Vargas, que, situadas bem próximas umas das outras, formam um belíssimo horizonte de purpurinas confetes e serpentinas.

RIO DE JANEIRO – tradição, agito e belas praias: três quesitos nota 10 do carnaval na Barra da Tijuca. Bailes, blocos, escolas de samba, trios elétricos, shows, festas privadas… O Carnaval no Rio de Janeiro é assim: um conjunto de eventos que formam uma das festas populares mais celebradas do mundo.

No Rio de Janeiro a folia está principalmente nos desfiles das diversas escolas de samba que se apresentam na Marquês de Sapucai – Foto: Divulgação

Reunindo algo em torno de sete milhões de foliões, sendo 1,5 milhão composto somente por turistas, na cidade tida como berço nacional do samba, além do desfile de adereços, fantasias e carros alegóricos que invadem o Sambódromo da Marquês de Sapucaí, a diversão segue a todo vapor também por suas vias públicas, tomadas por cortejos dos mais variados temas, figurinos e estilos musicais. Alguns deles, inclusive, bem famosos, como o Monobloco, o Sargento Pimenta e o Cordão da Bola Preta, isso para citar apenas alguns exemplos.

E falando sobre o clássico Carnaval de rua, um dos principais endereços cariocas para se jogar na folia é a Barra da Tijuca, bairro que cede espaço para a passagem de dezenas de bloquinhos, concentrados principalmente ao longo da Avenida Lúcio Costa.

SÃO PAULO – por que a região da Avenida Paulista é um dos principais points da cidade para cair na folia com todo o conforto. Celebrado na rua, no sambódromo ou em festas espalhadas por uma série de bairros, o Carnaval da maior cidade do Brasil é igualzinho a ela: gigante e democrático. Somente em 2018, por exemplo, além dos tradicionais desfiles das escolas de samba realizados no Anhembi – responsáveis por reunir aproximadamente 120 mil pessoas – outro grande impulsor da festa paulistana foram seus mais de 400 blocos de rua os quais, segundo dados oficiais da prefeitura, atraíram cerca de 12,3 milhões de foliões do período que vai do pré ao pós-Carnaval.

Se quer curtir com a galera paulistana, a Vila Madalena é uma ótima opção, além da agenda diversa de bloquinhos de rua – Foto: Divulgação

Como polo financeiro, comercial, gastronômico e cultural de São Paulo, é claro que a Avenida Paulista não poderia ficar de fora dessa badalação.

Vizinha dos principais locais por onde passam alguns dos bloquinhos mais tradicionais da capital, como a Rua Augusta, a Rua da Consolação, a região de Pinheiros e o centro da cidade, e dispondo de infraestrutura completa nos quesitos hotelaria, mobilidade e atrativos turísticos para viajantes a lazer e a negócios, para quem busca agitação ao lado de conforto e comodidade esse é o endereço perfeito para literalmente entrar com tudo na avenida.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.