A fé consiste em apreender a essência invisível de coisas e fatos

A fé consiste em apreender a essência invisível de coisas e fatos

Por que será que Deus, com Sua onipotência, não criou árSe você deseja retomar ao caminho glorioso e livre que lhe cabe trilhar na qualidade de um filho de Deus, em primeiro lugar deve obter a independência do seu espírito. Para obter essa independência, precisa consolidar sua fé. A propósito, para explicar qualquer assunto, precisamos deixar definido o significado dos termos que vamos utilizar, sem o que o leitor poderá atribuir-lhes outros significados e interpretar de modo totalmente equivocado o teor da explicação.
Em primeiro lugar, falarei sobre o significado do termo fé. O apóstolo Paulo disse: “A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem”. Este é o princípio que constitui o eixo do pensamento iluminador, que vem sendo difundido atualmente. Em outras palavras, a fé é a certeza interior em relação ao que se deseja ou espera; é a força que possibilita apreender algo que, embora invisível, existe como essência original indestrutível. Trata-se de uma “ação espiritual” suscitada pela Imagem Verdadeira (Espírito da Verdade, segundo a Bíblia) que se aloja em nós. Graças a essa ação espiritual, conseguimos crer em coisas invisíveis e em conceitos abstratos e aceitar, por exemplo, o princípio matemático 2 + 2 = 4. Por meio dessa ação espiritual, conseguimos apreender intuitivamente coisas que ainda não podem ser comprovadas com elementos concretos do mundo exterior. Pela capacidade intuitiva de apreender a essência, podemos manter a crença em tais coisas até tomarmo-nos capazes de vê-las concretamente, e não apenas ter uma vaga ideia acerca delas. A fé verdadeira consiste em apreender a essência das coisas.
Em qualquer época, os religiosos conseguiram entre-gar-se plenamente a Deus invisível. Os que não gostavam do termo Deus entregavam-se totalmente a um ideal. Ter um ideal é ter fé inabalável naquilo que não se vê, mas cuja existência se apreende intuitivamente. Pode-se dizer, pois, que é sabedoria da alma. Portanto, a fé inabalável conduz infalivelmente à realização daquilo em que se crê.

A fé verdadeira provém da sabedoria da alma
Para você obter a independência espiritual, em pri-meiro lugar deve adquirir a fé verdadeira, que provém da sabedoria da alma. A fé verdadeira consiste em conhecer a própria natureza divina, pela sabedoria da alma. Essa fé foi o alicerce da vida de milhares de pessoas que alcançaram grande enaltecimento espiritual. Se você quer se elevar espiritualmente, deve adquirir a fé verdadeira, proveniente da sabedoria da alma. Você deve se conscientizar de que a sabedoria da alma é essencial para o ser humano conseguir a sua independência espiritual e consolidar a sua autonomia. Cristo disse: “Que aproveitará a um homem ganhar todo o mundo, se vier a perder a sua alma?”. Realmente, a alma é existência verdadeira e perene, que está acima de todas as coisas fenomênicas do mundo.
Até agora, muitas religiões vinham pregando a fé na salvação após a morte. Por isso, muitos jovens achavam que religião era desnecessária para eles. Mas eu digo que os jovens não devem ter a ideia equivocada de que a salvação de Deus só pode ser alcançada na vida após a morte. É preciso acreditar em Deus que oferece a salvação nesta vida, em Deus presente no interior de cada um de nós e que pode ser descoberto graças à sabedoria da alma. Não devemos considerar a ressurreição do Cristo apenas como um fato ocorrido com o homem Jesus há 2.000 anos. Devemos promover a ressurreição do Cristo interior que está dentro de cada um de nós e, como reflexo disso, descobrir Deus em nossa vida prática, em nossa vivência neste mundo, conseguir a nossa própria salvação e a dos outros e contribuir para tornar feliz a humanidade.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.