Moradores do bairro Cidade do Sol, região Norte de Juiz de Fora, têm feito reclamações a respeito de buracos nas vias dos bairros, em especial na Rua Silva Melo, esquina com Rua Gustavo Capanema.De acordo com o Presidente da Associação de Moradores do bairro Cidade do Sol e do bairro Santa Maria, Pablo Lopes, já foram protocoladas mais de 20 solicitações pelo aplicativo Colab da Prefeitura Municipal pedindo que os buracos da via sejam tapados.
Segundo ele, o local é uma via bastante utilizada por ônibus, o que tem gerado insegurança e problemas aos moradores da região.Lopes relata que a situação se repete também na esquina das ruas José Teixeira da Silva e Lucas Spada do Vale. “São ruas onde os ônibus passam e devido aos problemas alguns ônibus até mudam o caminho. Muitas pessoas que moram na parte mais alta da Cidade do Sol precisam andar muito para chegar até suas casas”, comenta.
Os problemas com os buracos no bairro já vêm atrapalhando os moradores há mais de três meses. “O bairro está bem complicado. A gente fica com medo porque aqui, por exemplo, temos muitas lanchonetes e motoboys trabalhando entregando lanches e a noite e às vezes com a chuva o motociclista pode acabar passando em um buraco e isso resultar um acidente”, disse.Das reclamações realizadas, o presidente da associação de moradores relata que tiveram retorno e solução do problema na rua José Teixeira da Silva, rua principal do bairro. “Alguns buracos foram tapados. A gente só não entende porque taparam alguns e outros que são piores não foi feito o serviço”, disse.
Além disso, Lopes também relata que no bairro Santa Maria, na rua Onofre de Oliveira Salles, próximo a faculdade Doctum “dois buracos foram tapados só que outros piores não foram e a situação está se agravando e está muito perigoso”, disse. De acordo com o presidente da associação, “a Prefeitura e os vereadores deveriam escutar mais as associações e participar mais dos movimentos comunitários porque isso é importantíssimo. Quando se tem um contato direto com as associações você consegue planejar melhor e atender melhor as demandas porque as comunidades estão vivendo o dia a dia dos problemas, sabem o que é preciso e o que não é preciso”, disse.
Em nota, a Empav informou que está realizando operação tapa buracos diariamente. “Entretanto, devido às fortes chuvas que tem tido na cidade desde o dia 21 de dezembro, o trabalho fica prejudicado, pois não é possível fazer tapa buracos em dias de chuva, pois o asfalto não fixa na água. Ao mesmo tempo, devido ao volume grande de chuvas em curto espaço de tempo, muitos buracos graves abriram na cidade e a Empav não tem medido esforços para atender às solicitações. Pedimos um pouco de paciência da população quanto à demora do atendimento, mas com as chuvas, como dito acima, o trabalho fica prejudicado”.