Defesa Civil recebe 26 chamados em Juiz de Fora

A Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) atendeu 26 chamados durante esta quinta-feira, 27. Deste total, 19 foram na região Leste. Os principais chamados foram escorregamento de talude (seis), ameaça de escorregamento de talude (cinco) e trinca em parede (três).

Na Rua Orlando Riani, no bairro Nossa Senhora Aparecida, um talude deslizou e a terra está depositada atrás de um muro de divisa, que suportou a pressão até agora, mas há risco de cair. Como o terreno possui duas casas, os moradores foram orientados a ficar na casa da frente, pois não há risco de atingi-la. Já na Rua João Luzia, no Três Moinhos, o barranco escorregou e descalçou uma casa. O morador está abrigado na casa do vizinho e a estrutura da edificação será analisada, para ver se foi comprometida. Na Rua Professor João Corrêa Barbosa, no bairro Santa Terezinha, um família foi para casa de parentes, devido ao transbordamento do córrego que invadiu a casa, dando um colapso na parede lateral da edificação.

LIMPEZA

A Secretaria de Obras realizou limpeza, retirada de entulhos, conserto de erosões e limpeza de bocas de lobo nos bairros Nossa Senhora Aparecida, Vitorino Braga, Vila Ideal, Bandeirantes, Cesário Alvim e Linhares. O Demlurb finalizou a limpeza do bairro Vitorino Braga e os trabalhos foram iniciados nos bairros Linhares, Bom Jardim e Três Moinhos. Em três dias de trabalho, foram retirados 170 caminhões de lama e entulhos. A Cesama segue dando apoio ao Demlurb nas limpezas, além de estar verificando as erosões de sua competência.

ÔNIBUS

Por conta das chuvas, dos estragos causados e dos trabalhos da Prefeitura para recuperar as vias, as linhas 208, 231, 232, 259, 429, 430 à 434, 551, 515, 519, 529, 533, 540, 710 e 749 tiveram suas rotas modificadas.

PJF PUBLICA DECRETO QUE FORTALECE AÇÕES DA DEFESA CIVIL

Visando otimizar os trabalhos de Defesa Civil em Juiz de Fora durante o período chuvoso, será publicado nesta sexta-feira, 28, o decreto nº 13503, que estabelece uma série de diretrizes para subsidiar e orientar as ações no Município, além de garantir apoio material e de recursos humanos à subsecretaria de Defesa Civil, responsável por supervisionar todas as ações.

O documento reforça a necessidade da articulação de esforços e recursos de diversos órgãos públicos e das organizações da sociedade civil para minimizar os transtornos causados pelas chuvas. Conforme o decreto, as unidades da PJF podem ser acionadas a qualquer momento pela Subsecretaria de Defesa Civil (SSDC). O documento ainda ressalta que as ações emergenciais terão prioridade sobre as outras de rotina.

Em caso de necessidade de utilização de abrigos alternativos, o decreto também prevê ações. A SSDC ficará responsável pela abertura do local, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) pela administração, a Guarda Municipal pela segurança do abrigo e a Secretaria de Obras (SO) pelo fechamento e reparo de eventuais danos. As secretarias de Meio Ambiente, Atividades Urbanas, além da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), o Departamento de Limpeza Urbana (Demlurb), SDS e SO também terão servidores à disposição da SSDC a fim de dar suporte aos atendimentos da Defesa Civil em caso de emergência ou ainda durante o período chuvoso.

DEFESA CIVIL MOBILIZA PARCERIAS PARA ARRECADAR DOAÇÕES

O esforço e dedicação de voluntários  têm mostrado que a solidariedade faz a diferença na vida de quem precisa. Desde o início da semana, quando pancadas de chuvas atingiram a cidade, a Defesa Civil  tem se unido a diferentes parceiros para auxiliar as famílias atingidas. Entre as ações, foi desenvolvida a campanha “Corrente do Bem”, para arrecadar doações.

Ao todo são 10 pontos de recolhimento. Os itens de maior urgência são: roupas de banho e cama; materiais de higiene pessoal e limpeza; colchões e colchonetes; eletrodomésticos e móveis. A campanha não receberá mais roupas pessoais, pois já foi arrecadado o suficiente.

Para o recolhimento de doações de grande porte, foram disponibilizados dois caminhões, sendo um deles da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e outro cedido através de uma parceria com o Exército. Além disso, o trabalho de organização e separação das doações, está sendo realizado por 15 agentes voluntários, entre eles, os Bombeiros Civis. Cerca de 60 kits de produtos de limpeza e 50 cestas básicas já serão entregues nas áreas atingidas, para as famílias que já foram atendidas pelas assistentes sociais.

Os Bombeiros Civis voluntários, que hoje participam da campanha para ajudar as famílias atingidas pelas chuvas, receberam, em novembro deste ano, o certificado de conclusão do “Curso Básico de Agentes Voluntários de Proteção e Defesa Civil”. “Nós nos voluntariamos para ajudar a Defesa Civil no que for preciso. Ser bombeiro significa mais que um fardamento, significa ajudar o próximo”, comentou o Bombeiro Civil, Antônio Roberto da Cunha.

 

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.