Mais de um milhão de brasileiros com 19 anos não concluíram o ensino médio. O índice representa quase 40% do total de jovens com essa idade no Brasil. O dado é de um estudo do movimento Todos Pela Educação, feito com base na base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio de 2012 a 2018 (Pnad-C) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado este mês. Ainda de acordo com o levantamento, do total que não concluiu o ensino médio, 62% não estão mais na escola e, desses jovens, 55% pararam de estudar no ensino fundamental.
Em Juiz de Fora, quase cinco mil alunos entre 15 e 17 anos, idade para estarem cursando o ensino médio, estão fora das escolas, segundo dados da Superintendência Regional de Ensino. Isso representa 18% do total de jovens nessa faixa etária no município (26.584), um índice considerado baixo, mas que mostra que o abandono escolar ainda existe.
Em entrevista à Agência Brasil, o diretor de Políticas Educacionais do Todos pela Educação, Olavo Nogueira Filho, explicou que o desafio do Brasil país não é só garantir a permanência dos jovens no ensino médio, mas levar para a escola os que abandonaram as salas de aula. “Os indicadores mostram que temos graves problemas no ensino médio e não estamos conseguindo revertê-los. Porém, o desafio maior refere-se à educação básica. Precisamos reverter a trajetória de insucesso na educação básica”, afirmou.
Ainda de segundo o estudo do Todos Pela Educação, entre 2012 e 2018, houve um crescimento de 11,8 pontos percentuais na taxa de conclusão do ensino médio até os 19 anos.