Dicas espertas para você curtir e aproveitar os pontos turísticos de Curitiba

O motivo por ter escolhido a cidade de Curitiba nesta semana de Natal, é que cheguei de lá essa semana com um grupo; e fomos vivenciar e assistir um dos mais belos espetáculos natalinos do país. Quando digo que fomos vivenciar é por que a cidade inteira se veste e vive o Natal, então cada pedacinho da cidade é uma festa.

Abençoada com um povo acolhedor e amoroso, Curitiba se veste de luzes, cores e calor humano para suas festividades de Natal. A Prefeitura preparou com muito carinho uma programação, com apoio de seus servidores, parceiros e patrocinadores. Tudo feito para o cidadão curitibano, suas famílias e os turistas, todos envoltos com o espírito natalino nas comemorações do nascimento de Cristo.

As feiras especiais de Natal estão repletas de artesanato e comidinhas natalinas. As Ruas da Cidadania e shoppings estão todos caprichosamente enfeitados e cheios de atrações para festejar a época mais linda e enfeitada do ano. As crianças e artistas curitibanos cantam, dançam, atuam e encantam. A magia do Natal realmente toma conta de Curitiba. Os eventos e atrações são completamente gratuitos e todos os visitantes são muito bem vindos para juntarem-se à alegria, música, religiosidade e paz do Natal de Curitiba Luz dos Pinhais 2018, que é o tema.

Porém o momento mais mágico de toda essa festa é o concerto no Palácio Avenida. Em sua 28ª edição, é o evento mais tradicional e considerado um dos maiores espetáculos natalinos do Sul de Brasil. O espetáculo apresenta um lindo coral com crianças das escolas municipais e de instituições de acolhimento apoiadas pelo Bradesco. O Natal do Bradesco tem como enredo o tema “Tempo de Sonhar”. Numa cidade fria e triste a menina Luma, que não se conforma com a desesperança que se abateu sobre a população. Com a ajuda de seus amigos, ela quer trazer mais cor e magia para a cidade e ajudar a resgatar os sonhos esquecidos. Muita luz, muita cor e as vozes das crianças. É mesmo mágico.

Claro que além de curtirmos as Luzes de Natal, também curtimos a cidade que é fantástica e, portanto, visitamos alguns dos principais pontos turísticos e ainda fizemos a viagem de trem pela Serra do Mar a até Morretes, onde experimentamos o famoso “Barreado”, uma delícia.

A Ópera de Arame é um grande teatro feito de tubos de aço e vidro, num cenário que é também incomum – a cratera de uma pedreira desativada – Foto: Divulgação

Uma das mais belas cidades do Brasil, com uma infraestrutura fantástica, para seus habitantes e para os visitantes. A cidade tem soluções urbanas criativas e uma constante preocupação com o meio ambiente. Curitiba tem muito a mostrar aos 4 milhões de turistas que chegam todo ano.

Em Curitiba tem gente de todas as raças e de várias etnias. Tem parque, praça, jardinete. Tem marcos de paisagem como o Paço da Liberdade e o Museu Oscar Niemeyer. Tem o Marco Zero na Praça Tiradentes. Tem um Setor Histórico, onde o passado persiste na arquitetura e o piso de pedra se colore, aos domingos, com a Feira de Artesanato.

Tem feira livre, de época, noturna, gastronômica. Tem Mercado Municipal e Mercado de Orgânicos, uma festa para os cinco sentidos.

Então vamos passear por Curitiba. Para ver tudo, temos que começar andando a pé pela Rua das Flores, o primeiro calçadão de pedestres do país, na Rua XV de Novembro. Começa na Avenida Luiz Xavier, a menor do mundo, onde estão a Boca Maldita – uma tribuna livre – e o Palácio Avenida, cenário dos espetáculos de Natal. A Rua das Flores concentra lojas, cafés e uma agitação permanente.

Em Curitiba existe a Linha Turismo, ônibus de 2 andares que percorrem 44 km onde estão 25 atrações turísticas. Tem parque, praça, museu, igreja, memorial, quiosque de alimentação. O tíquete é comprado dentro do ônibus e dá direito ao embarque e mais quatro reembarques. Opera de terça a domingo e nos feriados, a partir das 9 horas, com intervalo de 30 minutos. Nas férias escolares opera também às segundas-feiras.

O Memorial Ucraniano é uma homenagem à colônia da Ucrânia em Curitiba – Foto: Divulgação

Continuando pelo Centro, a Praça Tiradentes, que é o Marco Zero da cidade. Ali está a construção neogótica da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz, padroeira de Curitiba. A praça tem estátuas de heróis como Tiradentes, da luta pela Independência, dois obeliscos e um piso transparente para ver o calçamento pé-de-moleque do século XIX.

Um passeio imperdível pelo Setor Histórico por locais que revelam o passado da antiga Vila de Nossa Senhora da Luz e preservam a memória de Curitiba. Nas ruas calçadas com pedras irregulares estão o casario preservado, as igrejas antigas e diversos espaços culturais. É ponto de encontro aos domingos pela manhã, na tradicional feira de artesanato.

O Paço da Liberdade foi a primeira sede própria da Prefeitura de Curitiba. A construção de 1946 tem detalhes neoclássicos e art-nouveau e é patrimônio da cidade. Restaurada, mantém as características originais e é um espaço cultural múltiplo, com um charmoso café.

O Passeio Público, implantado em 1886, inaugurou os parques e o saneamento de Curitiba. Abrigou o zoológico, hoje só com pequenos animais. O portão principal é cópia do que existe no Cemitério de Cães de Paris. O vizinho Memorial Árabe, construído em homenagem à cultura do Oriente Médio, funciona como biblioteca especializada. Sua arquitetura faz referência às edificações mouriscas.

Um dos maiores museus da América Latina, tem acervo nacional e internacional de mais de 2.200 obras é o Museu Oscar Niemeyer – MON. O prédio principal foi projetado em 1967, pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O conjunto se completou em 2002, com anexo cuja forma deu origem ao nome popular de “Museu do Olho”.

Curitiba possui muitos bosques, praças e parques. Começando pelo Bosque João Paulo II / Memorial Polonês, museu ao ar livre, com sete casas de troncos encaixados, sem pregos, inaugurado em 1980, após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba. Em meio às trilhas e à reserva de 300 araucárias, as casas compõem o memorial da imigração polonesa, com objetos do cotidiano, instrumentos de trabalho e a imagem da padroeira, a Virgem Negra de Czestochowa.

Bosque Alemão, inaugurado em 1996, é o memorial germânico de Curitiba. Em meio à mata nativa estão o Oratório de Bach, a trilha de João e Maria, a biblioteca Casa da Bruxa,o mirante Torre dos Filósofos e a Praça da Poesia Germânica. Bosque Zaninelli, criado em 1992, o Bosque dá novo uso a uma antiga pedreira, da qual restaram um paredão de granito e um lago no meio da mata. O projeto arquitetônico, executado com materiais rústicos, representa os quatro elementos da natureza: terra, fogo, água e ar. Abriga a Universidade Livre do Meio Ambiente.

O Jardim Botânico, inspirado nos jardins franceses, é um ícone de Curitiba inaugurado em 1991. A estufa metálica abriga espécies botânicas que são referência nacional. Conta ainda com o Museu botânico, o Jardim de plantas Nativas e o Jardim das Sensações, que o visitante percorre de olhos vendados, explorando a trilha com os demais sentidos.

O Memorial Ucraniano é anexo ao Parque Tingui, para quem quiser esticar a visita com uma caminhada – Foto: Divulgação

Ópera de Arame / Pedreira Paulo Leminski, com estrutura tubular e teto transparente, a Ópera de Arame, de 1992, é um teatro em que a natureza faz parte do cenário, com lagos, vegetação típica e cascatas. Acolhe todo gênero de espetáculo e compõe o Parque das Pedreiras, junto com a Pedreira Pulo Leminski, teatro ao ar livre para grandes eventos.

Localizada entre os pontos da Praça Osório (feiras temáticas) e da Praça Rui Barbosa (Mercado Central), a Rua 24 horas mantém o nome, mas mudou o funcionamento. Revitalizada, é um charmoso endereço para quem busca boa comida, presentes e leitura. A maioria das lojas funciona até as 22 horas.

Aos domingos, a Feira de Arte e Artesanato do Largo da Ordem é ponto obrigatório. Das 9h às 14h, cerca de 1300 artesãos apresentam suas produções no Setor Histórico de Curitiba. É muito boa mesmo. Aos sábados, Feira de Artes Plásticas, das 8h às 13h, no calçadão da Rua XV de Novembro com a Avenida Luiz Xavier, e Feira de antiguidades, na Praça de Espanha, das 10h às 17h.

As Feiras Especiais de Páscoa, Inverno, Primavera e Natal são montadas nas Praças General Osório e Santos Andrade, com produtos típicos de cada período e espaço gastronômico,.

Curitiba oferece também 20 Feiras de Arte e Artesanato nos bairros.

Museu Ferroviário fica no prédio da antiga estação ferroviária e conta a história da construção da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba, imponente obra de engenharia que liga o Litoral à cidade.O museu é anexo ao shopping Estação, onde estão o Teatro de Bonecos do Dr.Botica e o Teatro Regina Vogue. Essa viagem de Trem até Morretes, é um espetáculo da natureza, é um passeio imperdível e emocionante. O visitante vislumbra cachoeiras, a vegetação que faz parte da Mata Atlântica, isto é, a Serra do Mar, canyons, enfim é belíssimo.

Tudo isso é Curitiba e muito mais. Só indo lá pra ver e sentir.

E com toda essa magia, desejo a todos um Feliz Natal, com muita luz e paz.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.