Se para alguns dezembro é sinônimo de férias e descanso, para a Fundação Hemominas o último mês do ano é motivo de preocupação. Isso porque o período de recesso e os feriados prolongados dessa época espantam os doadores de sangue dos hemocentros, justamente no período em que o número de acidentes costuma crescer e há possibilidade de aumento na demanda de transfusões.
Normalmente, a queda nas doações varia de 30% a 40% em relação aos outros meses do ano. A situação mais crítica costuma ser para os tipos sanguíneos de fatores negativos. O último balanço divulgado pelo Hemominas na terça-feira, 18, às 11h28, apontava que os estoques para os tipos O negativo, O positivo, A negativo e AB negativo estavam em estado de alerta.
A diminuição no estoque de bolsas prejudica o trabalho da Fundação em atender a demanda de 57 hospitais em 27 cidades da região da Zona Da Mata, Vertentes e Sul de Minas. “O ideal para atender essa demanda seriam 160 comparecimentos diários, porque tem cerca de uns 20% desse total que chega e acaba não podendo doar. Então, a gente coloca uma média de 160 comparecimentos por dia como ideal. Mas, infelizmente, não conseguimos chegar a isso. Estamos com uma média de 90 a 100 comparecimentos”, explica Thays Melo, funcionária do Setor de Captação da Hemominas.
Campanhas feitas em Juiz de Fora para doação de sangue para pessoas que estão doentes têm mobilizado a população e levado doadores ao Hemocentro, ajudando assim a manter o estoque menos desfalcado nos últimos tempos, segundo Thays. Mas ainda assim, toda ajuda é bem vinda. “Uma única doação pode ser distribuída para até quatro pacientes, porque a gente fraciona esse sangue”, explica.
Para ser um doador
Para doar, o candidato deverá estar alimentado e em plenas condições de saúde. Ter entre 16 e 69 anos, apresentar um documento original com foto. No caso dos menores, é preciso autorização do responsável. É necessário também ter mais de 50 kg e, para quem já é doador, respeitar o intervalo de doação, que para mulheres é de 90 dias e, para os homens, 60 dias.
A Fundação Hemominas fica na Rua Barão de Cataguases, sem número, no Centro. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, de 7h às 18h e aos sábados, de 7h às 11h. A doação pode ser agendada pelo telefone 155 ou através do site.
Site: http://www.hemominas.mg.gov.br