Semana da chegada do verão começa com máxima de 35° C

Na semana da chegada do verão a combinação sol e calor estará mais presente do que nunca em Juiz de Fora.  Os termômetros, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), podem registrar até 35 graus nesta segunda-feira, 17. O forte calor também torna favorável a condição de pancadas de chuva, mas elas devem ocorrer somente no final da tarde de hoje e na terça-feira, 18.

As altas temperaturas se mantêm até sexta-feira, 21, com mínimas de 19 e máximas de 33 graus. A umidade relativa do ar pode chegar a níveis inferiores a 40%, abaixo do ideal indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, é importante que os juiz-foranos bebam bastante água e procurem se hidratar durante o dia.

Um sol para cada um

O verão 2019 deve ter temperaturas acima da média histórica no Brasil, segundo meteorologistas de todo o país.O superaquecimento é decorrência da formação do fenômeno El Niño, fenômeno climático que ocorre quando há o aquecimento das águas superficiais da porção equatorial do Oceano Pacífico.O El Niño também causará impactos nas chuvas, podendo gerar temporais acima da média.

Com os termômetros nas alturas, a incidência dos raios solares pode ser ainda mais prejudicial à saúde, por isso os cuidados com a exposição ao sol devem ser redobrados. Para isso, a dermatologista Maria Alice Moreira indica evitar tomar sol entre 10h e 16h, período em que os raios são mais fortes; utilizar óculos escuros e chapéus para proteger o rosto e o corpo da exposição solar; usar sempre protetor solar com fator de proteção  30 ou superior; e beber bastante água durante o dia. “Essas são as medidas imprescindíveis para passar o verão com tranquilidade e bem estar. Quem não dá à mínima para elas, certamente terá problemas com a saúde da pele e com a saúde geral também”, alerta a médica.

Foto: Rafaela Frutuoso.

Pragas Urbanas no Verão

Com a chegada da estação mais quente do ano, a população precisa ficar atenta também às chamadas pragas urbanas, como escorpiões e caramujos, que utilizam o período de calor e chuvas para se proliferarem com mais facilidade.

Só nos primeiros quatro dias de dezembro, o Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), recebeu mais de 40 chamadas para orientação sobre caramujos e escorpiões.

Os profissionais do setor visitam as casas e orientam a população, fazendo uso de inseticidas sempre que indicados. Mas a população pode tomar medidas simples para evitar problemas com os insetos. No caso dos caramujos é indicado não consumir e nem tocar no animal. Frutas e legumes devem ficar de molho por 30 minutos em uma mistura de água sanitária e um litro de água, para serem higienizadas caso tenham tido contato com o inseto ou os ovos dele.

Já para evitar o aparecimento de escorpiões, é indicado fazer a destinação correta do lixo, dar manutenção em lotes vagos, terrenos baldios e quintais das residências, além de eliminar todos os objetos que possam servir de abrigos para os animais. Sacudir os sapatos sempre que for calçar é uma medida importante.Cuidado também ao utilizar banheiros à noite, uma vez que escorpiões são de hábito noturno e normalmente entram nas residências através de ralos desprotegidos, vindos de tubulações de redes de esgoto.

Outra preocupação é a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que apesar de pequeno tem o grande potencial de transmitir várias doenças perigosas: dengue, chicungunha, zika e febre amarela. É preciso ficar atento aos locais onde possa haver água parada, como pneus, latas, plásticos em geral, piscinas não tratadas, caixas-d’água abertas, entre outros. Esses espaços são excelentes criadouro para o mosquito, logo, precisam ser eliminados.

A população também pode ajudar ligando para o setor de Zoonoses, através do telefone 3690-7030.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.