Nesta semana, o Sebrae divulgou o ranking do índice de Desenvolvimento Econômico (ISDEL) que tem como objetivo analisar os municípios com os melhores indicadores do Brasil. De acordo com os dados, Juiz de Fora ocupa o 4° lugar em Minas Gerais e a 69ª posição entre todas as cidades do território brasileiro.
Em relação aos estados, Minas Gerais (ISDEL 0,395) aparece em oitavo lugar, atrás de São Paulo (0,538), Rio de Janeiro (0,491), Distrito Federal (0,473), Santa Catarina (0,436), Rio Grande do Sul (0,434), Paraná (0,428) e Espírito Santo (0,401).
Nessa abordagem, o Sebrae usou dimensões responsáveis pela promoção do desenvolvimento econômico local como capital empreendedor, tecido empresarial, governança para o desenvolvimento, organização do sistema produtivo local e inserção competitiva.
ISDEL
O Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local – ISDEL sintetiza indicadores de fontes oficiais relacionados às 5 dimensões da abordagem de Desenvolvimento Econômico Local do SEBRAE MG. Sendo elas: Capital Empreendedor, Tecido Empresarial, Governança para o Desenvolvimento, Organização Produtiva e Inserção Competitiva. O objetivo permite a todos os Gestores Públicos e Agentes de Desenvolvimento que olhem para seu território e identifiquem com clareza onde devem ser concentrados os principais esforços para que se faça um Desenvolvimento Social inclusivo, Econômico e Sustentável com uma visão de futuro positivo.