Usuários do IPSEMG reclamam de dificuldade no agendamento de exames e consultas

Os problemas no atendimento de usuários do plano do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais, o IPSEMG tem sido algo constante. De acordo com as reclamações dos servidores, eles têm dificuldades na hora de realizar o agendamento de procedimentos médicos em clínicas e hospitais de Juiz de Fora. Algumas clínicas alegam que não há previsão de atendimento pelo IPSEMG por conta de falta de pagamento às clínicas e profissionais credenciados.

Alessandra Campos, funcionária do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e usuária do IPSEMG, alega que já vem enfrentando dificuldades há algum tempo. Segundo ela, os usuários precisam ir até as clínicas sempre no primeiro dia do mês, antes das 7 horas, para tentar agendar uma consulta ainda para aquele mês. “Se chegam mais tarde ou em outro dia, já não conseguem mais porque as contas se encerram rapidamente, sendo preciso esperar o próximo mês para novamente tentar um agendamento”, disse. Alessandra ainda conta que o procedimento já estava sendo feito desta forma há algum tempo, mas atualmente o agendamento não está sendo realizado.“Algumas clínicas não estão atendendo mais o IPSEMG e quando vamos atrás das poucas que estão atendendo você não consegue fazer um simples exame de sangue. Antes eu conseguia, mas sempre nessa luta”, conta.

Alessandra contou a nossa equipe que no último dia 3 de dezembro não conseguiu realizar um exame de sangue. Após o problema, ela entrou em contato com os responsáveis. “Eu não tive uma resposta plausível, não tive meu problema resolvido”, comenta. Ela ainda relata que o valor descontado do salário para utilização do plano continua sendo realizado mensalmente. “A gente poderia ter acesso a um serviço de qualidade, mas nós não estamos tendo acesso aos serviços do IPSEMG e estamos sendo prejudicados”, disse.

Em duas clínicas da cidade, Alessandra relatou que os atendimentos para dezembro já não são mais possíveis, ainda que estejamos na primeira semana do mês.Este ano, alguns hospitais chegaram a suspender os atendimentos aos conveniados do IPSEMG por falta de pagamentos. “Eu ainda não precisei tentar utilizar hospitais por estes dias, mas o que me deixa indignada é que nem um simples exame de sangue a gente consegue fazer”, disse.

RESPOSTA

A assessoria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais, IPSEMG, se pronunciou sobre o caso através de uma nota.

“O Instituto e Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais, IPSEMG, esclarece que apesar da crise financeira na qual o Estado permanece, os pagamentos aos serviços de saúde credenciados em Juiz de Fora vêm sendo feitos conforme a disponibilidade financeira, obedecendo a cronograma efluxo definidos em lei.As cotas são necessárias na rede credenciada com objetivo de manter o controle orçamentário e assim, permitir a utilização dos serviços por beneficiários de todas as regiões do estado.

Só no município 16.254 servidores públicos e dependentes utilizam a assistência a saúde prestada pelo IPSEMG. Vale ressaltar que para consultas médicas, os beneficiários ainda contam com os serviços próprios do centro regional que conta com os seguintes especialistas: cardiologista, mastologista, ginecologista e pediatria, além de clínico para atendimento no programa de Atenção Primária à Saúde.”




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