Audiência pública discutirá políticas públicas sobre a população em situação de rua em Juiz de Fora

Nesta terça-feira, 11, às 15 horas, a Câmara Municipal de Juiz de Fora sediará uma Audiência Pública para promover uma ampla discussão sobre a situação dos moradores em situação de rua. O encontro, proposto pelo vereador Marlon Siqueira (MDB), pretende reunir o Poder Público, a população e o terceiro setor para expor como são direcionadas, planejadas e executadas as políticas públicas para atendimento a esse público.

“Há uma sensação que o número de moradores em situação de rua têm aumentado em Juiz de Fora. Através da audiência pública, queremos  discutir, planejar e agir sobre esse tema, tão relevante sob o contexto social, e que nos toca tanto”, relata o vereador Marlon.

Deverão ser abordados durante a audiência questões pertinentes como o modo que é feito o acompanhamento social, psicológico e de saúde dessas pessoas; a oferta de direitos constitucionais como a Segurança Alimentar; os projetos de inserção dos moradores de rua ao mercado de trabalho; e, até mesmo, como a população pode indicar modos de auxílio quando ver um caso de necessidade.

Durante a última semana, a divulgação para a audiência pública foi feita pelas redes sociais e também em campo, em bairros com alta presença de moradores em situação de rua, entidades e igrejas. Segundo Marlon, “a intenção é reunir pessoas que têm o contato direto com o tema, entre elas, o próprio público-foco: queremos moradores em situação de rua participando e tendo voz na audiência”. Os secretários de Governo e Desenvolvimento Social foram convocados para o encontro.

Foram convidados, ainda, representantes de instituições de amparo a pessoa em situação de rua como a Fundação Maria Mãe, Amac, Comsea, Cras/Centro, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, 4º RISP, 2ºBPM, 30ª Cia PM, Cisdeste, Centro de Prevenção à Criminalidade, Associação Beneficente Cristã Restituir, Sociedade Beneficente Sopa dos Pobres, Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde, Feira de Economia Solidária de JF, Associação Metodista de Ação Social, Instituto da Família de JF, Conselho Municipal de Assistência Social, Comitê Intersetorial de Políticas para Pessoas em Situação de Rua e Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais Sudeste Brasileira.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.