A ESSÊNCIA DE TUDO É O VERBO (PALAVRA)

Dra.Jane Aragão

Como acontece todos os domingos, estamos divulgando mais mensagens que foram compiladas do livro “Ensinamento da Verdade para Jovens Vol. 2”, do grande mestre Masaharu Taniguchi. O leitor deve ler com atenção e tirar suas próprias conclusões.

“No princípio existia o Verbo (palavra).” “Princípio” aqui significa o início de tudo, a origem de tudo. O Verbo cria todas as coisas. Em japonês, o verbo que significa “formar-se” ou “completar-se” é naru, que tem relação com outro verbo, que significa “soar” ou “vibrar” e que também se pronuncia naru (embora o ideograma seja diferente). Podemos, pois, inferir que as “vibrações da palavra” dão origem à manifestação de formas concretas que podemos captar com os olhos físicos.

Exemplifiquemos o fato tomando como base uma xícara de chá. Se eu disser que ela surgiu pela concretização das vibrações da palavra, haverá quem conteste: “A xícara foi feita de argila apropriada para cerâmica”. Mas é verdade que ela foi feita pelo poder da palavra. Normalmente pensamos que “palavra” seja apenas a que exprimimos oralmente, mas na Bíblia consta que “No princípio existia o Verbo (palavra)”. Que significa esta frase?

O Verbo (palavra) existia antes da criação do mundo, quando ainda não havia a Terra, nem o Sol, nem qualquer outro corpo celeste. Ele é o princípio que existia antes de tudo, na essência do Universo. Portanto, não é a palavra proferida pela boca humana, mas uma força misteriosa imanente no Universo que podemos chamar de Deus, ou Grande Vida. E essa força misteriosa, essa Vida suprema e maravilhosa imanente no Universo, emitiu vibrações como as ondas de rádio. A essas vibrações da Vida damos o nome de “palavra”. O mesmo acontece conosco: quando pronunciamos palavras, estamos emitindo vibrações da Vida. As vibrações da Vida não precisam necessariamente passar pelo aparelho fonador. Mesmo ao serem emitidas mentalmente, constituem palavras. Suponhamos que alguém pense em participar da festa do Dia do Trabalho. Mesmo que nada diga, em sua mente forma-se este pensamento, ou seja, ocorre a vibração da palavra dentro da mente. A palavra é uma onda vibratória da mente.

“No princípio existia o Verbo (palavra), e o Verbo (palavra) estava com Deus, e o Verbo (palavra) era Deus.” O Verbo (palavra) é a Vida suprema que existia no Universo desde o princípio, quando ainda não havia a Terra, nem o Sol, nem qualquer outro corpo celeste. Essa Vida suprema emitiu ondas vibratórias, que se propagaram tais quais ondas eletromagnéticas e possibilitaram a materialização de elementos. Dessa maneira, gradativamente, formou-se o Universo. Portanto, o Sol, a Terra, os astros, tudo é materialização das palavras de Deus – das vibrações da Vida. Vibrações da Vida são vibrações da mente.

Não só o Sol, a Terra e outros corpos celestes, mas também todas as coisas são materializações das vibrações mentais: podemos citar, como exemplo, a xícara: o ceramista desenhou mentalmente um objeto que facilitasse o uso de tomar chá. Ele pensou “vou idealizar uma forma conveniente”; então as suas vibrações mentais, ou seja, as palavras, concretizaram-se em forma de xícara. Tudo que existe é formado pela concretização de ondas mentais.

 

No lar Também surge harmonia ou Desarmonia dependendo do uso da palavra

O processo é o mesmo também na briga conjugal. Se um homem e uma mulher se casaram, é porque seamavam; ninguém se casa com uma pessoa por quem sente antipatia. Mas, mesmo que um homem e uma mulher tenha se casado por amor, se todos os dias ficarem proferindo palavras ásperas um para outro, o relacionamento se deteriorará rapidamente e acabará em divórcio. É o resultado do poder das palavras negativas.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.