O mercado de trabalho está sempre se reinventando e com isso surgem novas profissões, trazendo novas oportunidades. Com a falta de tempo das pessoas para se dedicar a atividades simples do dia a dia, algumas das tarefas cotidianas vêm sendo terceirizadas, gerando um novo negócio, renda e aquecendo o mercado financeiro.
Fugindo da zona de conforto e em constante mudança, o mercado abre as portas para pessoas que buscam apresentar resultados rápidos. Novas funções, como Personal Diet, profissional contratado para ensinar a comer de forma saudável e auxiliar no preparo dos pratos, e o PersonalOrganizer, que ajuda a colocar todos os objetos da casa em ordem, vem ganhando espaço ao ajudar as pessoas a manterem a casa, a saúde e o bem-estar em dia, coisa que, talvez, elas não conseguiriam se não contassem com a mãozinha desses profissionais.
A profissão de PersonalOrganizer ou Profissional de Organização vem crescendo continuamente. Gabriela Junqueira é formada em Engenharia Ambiental, mas atua como PersonalOrganizer desde fevereiro deste ano. “Eu trabalhava em uma empresa e com a crise eu fui demitida. Comecei a procurar novas oportunidades, coisas que eu gostasse. Eu estava fazendo um curso de oratória e numa sala ao lado eu vi que havia um curso de personalorganizer, achei interessante e vi que poderia dar certo. Eu sempre fui uma pessoa muito organizada, bagunça me incomoda e nessa área eu acabei me encontrando”, disse.
Gabriela conta que o trabalho pode ser feito em casas, escritórios ou lojas.Tudo começa com uma avaliação profissional no ambiente que o cliente deseja uma organização. “Eu vou até o local para uma conversa, vejo quais são as dificuldades desse cliente em manter uma organização e entendo sua rotina. Depois, avalio quais os ambientes esse cliente precisa de ajuda”, explica. Após o primeiro contato, é passado o orçamento e posteriormente uma data é agendada para realizar a organização.“Eu posso atuar em diversos ambientes que a pessoa esteja necessitando. Desde closet a cozinha ou até mesmo uma mudança”, disse. A profissional explica que utiliza organizadores ou etiquetas, vendidos por ela, para manter o espaço arrumado. “O objetivo é facilitar o dia a dia da pessoa, a rotina, além de deixar o ambiente mais atrativo”, explica. Entre os principais ambientes que recebem a organização, estão closet ou guarda roupas, quarto e cozinha. “É uma coisa personalizada. A organização não tem regra, não tem certo ou errado, e vai de acordo com cada cliente e com o gosto e a rotina de cada um. O benefício principal é praticidade. Não adianta o resultado ser lindo e não ficar prático e funcional para o cliente, para facilitar sua vida no dia a dia”.
Gabriela conta que atende, no mínimo, dois clientes por mês. Ela explica que o número varia de acordo com o projeto acordado com cada cliente. “Alguns serviços levam mais tempo do que outros”, comenta. O valor para este serviço também vai depender do ambiente que receberá os cuidados da profissional.
Para Gabriela, em Juiz de Fora o mercado de trabalho para o profissional que atua como PersonalOrganizer está em processo de crescimento. “Vejo que em outras cidades, principalmente nas capitais, a profissão já é mais conhecida e reconhecida. Aqui as pessoas ainda estão descobrindo a profissão, como funciona e quais são os benefícios”, disse.
MarileiaRagoneé nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica, Estética e Esportiva, há 23 anos, mas há 8 anos vem se dedicando também a profissão de Personal Diet.
Ela explica que o nutricionista que trabalha como Personal Diet busca atender às necessidades individuais dos pacientes, que podem necessitar de reeducação alimentar pessoal ou familiar. “Não é um ambiente de consultório. Vou até a casa dessa pessoa ou família, na maioria dos casos é a família que solicita o atendimento, faço uma anamnese de cada um para saber a alimentação, horários e outros detalhes”, explica a profissional. Em seguida, é feito um plano alimentar que facilite a montagem dos cardápios diários da família. “Faço um plano alimentar, se possível, com os mesmos alimentos e dentro daquilo que eles gostam e que seja recomendado de acordo com o que cada um precisa. Depois, olhamos a dispensa para vermos o que precisa, vamos ao supermercado onde é ensinado a olhar rótulos para que a pessoa não fique dependente da gente, e buscamos pelos melhores produtos dentro do que está inserido no plano alimentar. Além disso, é ensinado à pessoa que faz a comida, a alimentação da casa, como deve ser feito”, disse.
O tempo que o Personal Diet fica à disposição de determinada família varia de acordo com o combinado entre profissional e paciente. “Tem famílias que eu estou atendendo até hoje e encontro semanalmente e têm outras que eu atendo, por exemplo, por 15 dias”, disse. De acordo com Marileia, mensalmente ela atende, no mínimo, 10 pacientes, seja individual ou familiar. O número de pacientes atendidos por mês varia de acordo com o tempo combinado entre profissional e paciente e o tipo de trabalho que é feito.
Para Marileia, o mercado de trabalho para o Personal Diet ainda é pequeno na cidade. “Ainda não está muito divulgado, não é muito reconhecido. É um serviço muito bem vindo para a saúde e tempo. Falta as pessoas entenderem que é qualidade, além de ser um serviço funcional”, conclui.