Operações de fim de ano levam mais Policiais Militares às ruas

Com a chegada do fim do ano, a Polícia Militar reforça o efetivo em Juiz de Fora para dar mais segurança à população e garantir um ambiente mais tranquilo durante as compras de Natal e das férias escolares e em família. Atualmente na cidade, a PM está com duas operações em andamento: a “Natalina” e a “Férias Seguras”. As duas operações estão sendo realizadas pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) em todo o estado.

Para executar as operações, o Assessor da Polícia Militar de Juiz de Fora, major Jovânio Campos,explica que os militares foram remanejados das atividades administrativas para reforçar a área operacional. “Nós fazemos uma análise com base nos registros de ocorrências e nesses horários intensificamos o policiamento”, disse. Algumas regiões como centro da cidade, os bairros São Mateus e Alto dos Passos –zona Sul, o bairro Manoel Honório –zona Leste e o bairro Benfica – zona Norte,recebem mais assistência durante a ação por serem consideradas áreas de grande concentração comercial, entrada de bancos, entorno de shoppings e grandes lojas.

Além do maior número de policiais nas ruas, a PM ainda conta com o apoio das Bases de Segurança Comunitária que estão espalhadas em 16 pontos da cidade e também com o serviço do ‘Olho-Vivo’, que funciona 24h e os monitorantes acompanham a movimentação através das câmeras distribuídas no município.

Algumas regiões como centro da cidade, os bairros São Mateus e Alto dos Passos –zona Sul, o bairro Manoel Honório –zona Leste e o bairro Benfica – zona Norte,recebem mais assistência durante a ação por serem consideradas áreas de grande concentração comercial, entrada de bancos, entorno de shoppings e grandes lojas. Foto: Rafaela Frutuoso

Com o 13º salário em mãos, o Natal se aproximando e as férias dando boas vindas, a Polícia Militar separa algumas dicas para a população ficar atenta. No que se refere a operação “Natalina”, as dicas do major são:

  • A pessoa que for sair para fazer as compras não deve andar com grandes quantias em dinheiro;
  • Evitar realizar saques com valores altos em caixas eletrônicos; No que se refere aos saques, o major Jovânio Campos orienta para que idosos e gestantes estejam sempre acompanhados.
  • Não contar dinheiro próximo a outras pessoas;
  • Deixar uma quantia separada para pequenas despesas.“Se for pagar passagem de ônibus ou se for fazer um lanche, por exemplo, já deixar esse dinheiro separado”.
  • Em locais de maior movimentação, as pessoas que estiverem utilizando bolsas ou mochilas devem ter o cuidado de colocá-las para frente do corpo;
  • Quando for guardar o celular na bolsa/mochila, optar pelos bolsos internos. “Às vezes as pessoas guardam nos bolsos que ficam do lado de fora das bolsas e fica fácil para fazer a subtração desses celulares e outros objetos”, explica.
  • Evitar ficar com as duas mãos ocupadas e ficar atento aos esbarrões. “Às vezes alguém esbarra na tentativa de subtrair alguma coisa da vítima”, explica.

De acordo com o major, a dica é optar sempre para os horários de menor movimentação para realizar as compras. Além disso, não levar crianças neste momento é a melhor opção. “Se for sair com alguma criança, identifique-a com alguma pulseira ou esteja atento o tempo todo”, disse.

Ele também destaca alguns pontos para os comerciantes durante esse período de grande movimentação no comércio.

  • Sempre guardar as mercadorias em local seguro;
  • Evitar deixar dinheiro a mostra nos caixas; “Restringir nos caixas apenas a quantia necessária”, disse.
  • Evitar deixar o comércio com apenas um funcionário;

Para os comerciantes que optam por instalar câmeras a orientação é “posicionar as câmeras em locais estratégicos para que consiga filmar as pessoas que estejam no recinto”, explica.

Com a operação “Férias Seguras”, o foco de atuação da Polícia Militar passa a ser em regiões com residência. Quanto às dicas referentes a esta operação, o major alerta:

  • Comunique ao vizinho sobre sua ausência. “Se possível, instale em sua residência dispositivos de segurança, pois estes são inibidores de ações de criminosos”, explica o major.
  • Evitar colocar cadeados do lado de fora do portão;
  • Outra orientação dos Militares para o período em que o morador esteja viajando, é que cancele ou direcione para outro local os produtos por assinatura que chegam à residência. “Porque se tiver um, dois, três ou mais exemplares na garagem dá a entender que não tem ninguém em casa e acaba chamando atenção”, alerta o major.

Além disso, os militares orientam que os moradores formem uma Rede de Vigilância Comunitária. Segundo o major, aqueles que se interessarem e quiserem mais orientações, a Polícia Militar tem uma metodologia de criação das ‘Redes de Proteção Preventiva’. “Basta procurar uma de nossas unidades que o policial vai saber orientar de forma correta de como se formar uma ‘Rede de Proteção Preventiva’”, finaliza.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.