Panfletagem, teatro de fantoches nas escolas e ação especial no Parque da Lajinha. Estas são algumas das ações especiais que marcarão a Semana Nacional de Combate ao Aedes em Juiz de Fora. Os trabalhos são organizados pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea) da Secretaria de Saúde (SS) e reforçam as ações desenvolvidas durante o ano todo, com o objetivo de reduzir o número de focos do Aedes aegypti espalhados pela cidade.
Nesta segunda-feira, 26, agentes de combate a endemias (ACEs) em conjunto com trabalhadores da Secretaria de Obras (SO) a limpeza das canaletas do Calçadão da Halfeld. O trabalho complementa a ação na região central que verifica as marquises dos estabelecimentos da área central, para eliminar possíveis criadouros.
Durante a semana, escolas da rede municipal de ensino receberão a visita dos agentes de educação e Saúde, para palestrar educativas e teatro de fantoches. Na sexta-feira, 30, os agentes de combate as endemias (ACE) farão panfletagem por toda a cidade, orientando os juiz-foranos sobre a importância de reservar dez minutos semanais para verificar suas casas e eliminar os criadouros do mosquito. No sábado, 1, das 8 às 12 horas, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SMA), nas visitas guiadas no Parque da Lajinha, será reforçada a importância das ações de combate ao vetor, levando informações de forma lúdica, com o tradicional teatro com fantoche da dengue, além de palestras sobre as doenças transmitidas pelo Aedes.
Ações realizadas
O Dvea realiza, ao longo de todo o ano, ações de controle e combate ao Aedes e divulgação de informações sobre as doenças causados pelo vetor, com dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana, e intensifica os trabalhos a partir de outubro. Além das visitas permanentes do ACEs em casas e comércios, no mês de novembro, a cidade iniciou o uso denovo larvicida, para atacar a fase larval do mosquito.
O projeto “Marquise em Foco”, cujo objetivo era mapear as marquises da região central de JF, atendeu sete ruas do centro da cidade. Além disso, a parceria da SS com a Demlurb recolheu pneus e outros tipos de entulhos, no bairro Borboleta e a estrada que liga os bairros Filgueiras e Linhares.
Também ocorreram as atividades lúdicas sobre o combate ao mosquito, atendendo cinco escolas municipais da cidade. O projeto vem atendendo cerca de 13 escolas municipais, localizadas nas regiões onde o índice de infestação está mais alto, de acordo com o último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), com o objetivo de ampliar as discussões sobre a importância do combate ao Aedes aegypti.
Fonte: Assessoria