Flamenguistas são os vencedores da campanha “Minha Torcida é a Maior”

A campanha que mobilizou torcedores flamenguistas, vascaínos, fluminenses e botafoguenses a doarem sangue para o Hemominas de Juiz de Fora chegou ao fim nesse domingo, 25, data em que é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Batizada de “Minha Torcida é a Maior”, a iniciativa é um projeto de conclusão de curso de duas alunas de jornalismo da UFJF que tinham como objetivo gerar uma competição entre torcidas dos quatro clubes cariocase ver qual delas levava mais doadores para a instituição.

De acordo com os dados da Fundação Hemominas, a torcida vencedora foi a rubro-negra, responsável por 53% do número total de doações em nome da campanha. Em segundo lugar, ficou a torcida vascaína com 24%, logo após a alvinegra com 17% e em quarto lugar a tricolor com 6% das doações. A campanha conseguiu levar mais de 50 pessoas ao Hemominas em pouco mais de um mês.

Bárbara Merotto, uma das estudantes e organizadoras do projeto, acredita que a ação se encerrou com saldo positivo e resultado bastante satisfatório. “Em pensar que pessoas que nem sequer nos conhecem ou nos conheciam saíram de suas casas e foram até o Hemominas doar, isso já é muito gratificante. A gente conseguiu fazer a diferença na vida, não só de quem recebeu o sangue, mas das que foram doar, sensibilizaram e se tornaram doadores.”, diz ela.

Estima-se que no Brasil, cerca de 3,5 milhões de pessoas precisam de transfusões de sangue por ano, entretanto apenas 1,8% da população brasileira doam sangue, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em Juiz de Fora, os dados do Hemominas, atualizados no último dia 23, mostram que os estoques de sangue do tipo O, tanto de fator negativo, quanto positivo, estão em baixa, sendo classificados como em estado crítico. As reservas de bolsas de sangue dos tipos A negativo e B negativo também merecem atenção pois estão em estado de alerta.

Para se tornar um doador, é precisoestar em condições plenas de saúde, ter entre 16 e 69 anos, possuir mais de 50 kg e, no dia da doação, apresentar documentação com foto. Para quem já é doador, é necessário ainda respeitar o intervalo de doação, que para mulheres é de 90 dias e, para os homens, 60 dias.

A Hemominas funciona na Rua Barão de Cataguases, sem número, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e aos sábados, das 7h às 11h. A doação pode ser agendada pelo telefone 155 ou através do site: www.hemominas.mg.gov.br.

 

 

 

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.