Lojas de E-Commerce se preparam para a Black Friday

A Black Friday no Brasil acontece sempre na 4ª sexta-feira de novembro, que marca um dia após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. Este ano será realizado no dia 23.

A Black Friday chegou no Brasil em 2011 e desde então vem crescendo exponencialmente, batendo recorde de venda ano após ano. Diferentemente dos Estados Unidos, local de origem, a Black Friday começou em nosso país como um evento exclusivamente online e que passou para o varejo físico e atualmente atinge desde o pequeno até o grande varejista. De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), estima-se que o brasileiro gaste cerca de R$2,87 bilhões em compras online durante a Black Friday.

Dados do Google Trends apontam que a busca pela palavra-chave “Black Friday” aumentou 27% de buscas entre 2015 e 2017. Entre os estados que mais demonstraram interesse nessa busca foram: São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina, consecutivamente. Durante a Black Friday, no que se refere aos dados de navegação, as buscas no Google Ads evidenciam um aumento de 14% no uso do mobile para compras online.

Outro dado importante mostra que mais de 50% dos usuários voltaram a consumir mais e nas mesmas lojas. Além disso, 47% dos compradores são clientes recorrentes, o que significa um aumento expressivo na confiabilidade dos e-commerces.

Um estudo feito pela Mind Miners, empresa especializada em pesquisas de mercado para conectar marcas e compradores, aponta que mais de 60% dos entrevistados já estão analisando os descontos que serão dados durante a Black Friday.Entre as categorias que receberam maior porcentagem de descontos, destacam-se: eletrodomésticos (15,28%), eletrônicos (11,26%) e cosméticos (10,38%).

Foto: Rafaela Frutuoso

De acordo com o Marcos Manhães, especialista em Inteligência de Negócios e Análise de Métricas, o período da Black Friday está evoluindo no Brasil. “Nos últimos anos houve uma evolução em termos de descontos reais e houve também um crescimento nos números de pessoas que participam da Black Friday”. De acordo com o especialista, a busca pela campanha em 2018 teve um aumento de 27% em relação a 2017. Ainda segundo ele, o brasileiro pretende gastar, em média, 280 reais neste período. Esse valor representa um crescimento de 40% com relação ao último ano. “Essas são as grandes evoluções. Os empresários começaram a oferecer descontos reais e o brasileiro começou a pesquisar mais sobre o termo ‘Black Friday’, começou participar mais e a gastar mais”, avalia.

Marcos Manhães aponta algumas ações que os empresários podem estar realizando para alavancar as vendas e promover a marca durante este período. “Oferecer descontos reais. Nesta época as pessoas estão buscando descontos e não adianta enganar o consumidor porque ele sabe exatamente comparar os preços. Se o desconto não for real, o resultado poderá ser oposto.

Outra forma é que os empresários, agora no início do mês, utilizem todos os canais de contato com o consumidor para despertar nele o interesse em participar desse período”, disse. Com relação entre as vantagens do o e-commerce em relação às lojas físicas, o especialista destaca a insistência da ‘barreira física’ e a possibilidade de comparar os preços. Para a Black Friday, Manhães indica que os empresários aproveitem as pessoas que já têm o costume de comprar. “Aproveitar a galera que já costuma comprar via internet, mas não podem negligenciar quem está começando a comprar agora porque talvez essa seja a vantagem competitiva que vão conseguir encontrar em relação a um concorrente. Se aquela pessoa que começar a comparar agora na Black Friday e tiver uma boa experiência, vaicomprar no Natal e em todas as datas especiais que tem um ‘boom’ nas vendas online”, conclui.

O diretor de Marketing da Chico Rei, Vitor Vizeu, acredita que a data já se popularizou no país, podendo ser considerada uma das que mais vendem. “Temos 10 anos de comércio online na Chico Rei e acompanhamos a Black Friday desde o início. A cada ano esse período tem uma curva de crescimento e a expectativa em torno dessa data vem aumentando. É possível analisar, com dados da nossa loja, que a data não só já faz parte do calendário de comércio do Brasil, junto com outras datas fortes, mas a Black Friday também vem mudando o comportamento de compra de natal”, disse.

O diretor de Marketing afirma que há uma expectativa alta para essa época do ano. Segundo ele, há uma série de preparações que são feitas já na virada de semestre para que a empresa esteja preparada para a Black Friday. “Nós começamos a adiantar o aumento de estoque, aumentando a produção. Além disso, algumas vezes contratamos funcionários temporários para trabalhar na parte de logística durante a Black Friday. Nós também contratamos servidor, pro exemplo, para que o site aguente um fluxo de visita. Tem todo um preparo para que a gente consiga ter uma estrutura ‘robusta’ para poder atender os clientes”. Além de toda essa preparação, a Chico Rei também realiza campanhas para este período do ano.“Desenvolvemos toda uma identidade visual especifica para a Black Friday para que nosso cliente que venha comprar na nossa loja neste período tenha uma ideia da magnitude da data. Ele tem toda uma experiência diferenciada de embalagem, de página, de fotos, todo um trabalho feito para este momento, sendo uma campanha grandiosa”, comenta. Segundo Vizeu, a projeção de crescimento para a Black Friday deste ano é de cerca de 60 a 70% com relação ao último ano.

Júlia Reis é proprietária Ameike, é um e-commerce voltado para cosméticos e maquiagem. Está será a primeira experiência de Júlia com a Black Friday. Para alavancar as vendas, a proprietária pretende desenvolver ações para mostrar ao consumidor que os preços já são bons e que neste período vão ser ainda melhores. “Os preços dos produtos já são muito baratos. Por ser um comércio de maquiagem as pessoas nunca compram apenas um item e a ideia é, além do cupom de desconto, criar quites com alguns produtos que tenham preços diferenciados, com objetivo de incentivar o cliente a comprar alguns itens que elas não tenham”, disse.

Júlia desenvolverá uma campanha intitulada ‘Rainbow Friday’, mostrando que os produtos também podem ser comprados por todas as pessoas. “A marca prega a diversidade e visibilidade. Quero que seja uma campanha bem colorida”, explica. A expectativa é que as vendas durante a Black Friday sejam ainda maiores que outras datas populares que marcam o comércio durante o ano.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.