EXERCÍCIOS FÍSICOS X IDOSOS

O Envelhecimento é considerado um processo gradual e irreversível, caracterizado por diversas alterações orgânicas que promovem a perda da funcionalidade do organismo. Dentre elas, podemos citar – Perdas Fisiológicas –  SARCOPENIA (redução da força, do equilíbrio, da agilidade e da mobilidade), diminuição da capacidade respiratória e circulatória –  Perdas Psicológicas– diminuição da autoestima e maior vulnerabilidade a depressão.

Para a Organização Mundial da Saúde – OMS – um dos componentes mais importantes para se ter uma boa saúde, é manter um estilo de vida ativo, reduzindo, com isso, os fatores de risco que levam o indivíduo ao envelhecimento dependente.

A prática de atividades físicas é um importante meio para a manutenção da capacidade funcional dos idosos, evitando seu declínio, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dessa população, trazendo alegria através da interação social, vigor e aumento da autoestima. O exercício físico é, portanto, um remédio, haja vista que diminui o risco de doenças ou condições crônico-degenerativas associadas ao sedentarismo.

Diante disso, faz-se necessário a inclusão de atividade física como um hábito diário, tornando o processo de envelhecimento mais lento, proporcionando qualidade de vida e saúde. É fundamental, que se faça,  previamente,  exames laboratoriais e avaliações físicas com profissionais da área de saúde de sua confiança,  devidamente registrados pelo Conselho Regional.

 

SILVANA PEROTTI BORGES

ACADEMIA IMPACTO GYM




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.