Campanha de incentivo à leitura tem levado bem estar aos passageiros do transporte coletivo

Sabemos que ler traz muitos benefícios a quem o pratica. A leitura ajuda a desenvolver o repertório geral, auxiliando o leitor a ter um senso crítico sobre a maioria das coisas que acontecem a sua volta. Apesar de a leitura no Brasil ter melhorado ao longo dos anos, com representatividade de 56% da população atualmente, este nível ainda é considerado pouco.

Segundo a pesquisa Retrato de Leitura, de 2015, realizada pelo Ibope por encomenda do Instituto Pró-Livro, 44% dos brasileiros são considerados não leitores – quando declaram não terem lido nenhum livro nos últimos três meses – e 30% nunca comprou um livro. Os homens lideraram as pesquisas do perfil de pessoas que menos leem.

O Banco Mundial estima que, com base no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), os estudantes podem demorar mais de dois séculos e meio para ter a mesma proficiência em leitura dos alunos de países ricos. Além disso, o mercado editorial encolheu 21% entre 2006 e 2017, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Esse desinteresse populacional pode estar ligado a diversos fatores, como a desigualdade social, o analfabetismo, a falta de estrutura familiar e o educacional.

Projeto tenta resgatar o hábito de leitura no município

Em Juiz de Fora, na tentativa de incentivar a leitura, foram colocados à disposição da população livros de diversos títulos em alguns ônibus urbanos, dando aos passageiros uma alternativa para a viagem ser mais agradável e produtiva. A ideia foi implantada pela empresa Ansal, pertencente ao grupo CSC, que engloba mais de 16 empresas de transportes e de logística atuantes, em sua maioria, no estado de Minas Gerais, mas também com participações no Rio de Janeiro e na Bahia.

O projeto, que começou no último dia 17, intitulado como “Tem um livro no meu caminho!”, iniciou com 20 livros em cinco ônibus, de linhas variadas, do município e, de acordo com Rodrigo Reis, gerente e um dos organizadores do projeto, pode ser expandido para outros veículos, podendo se tornar uma iniciativa permanente na cidade.

Foto: Divulgação Ansal

“Incentivar a leitura faz parte de uma missão de ajudar a reforçar a importância dela, da cultura e do conhecimento para a cidade como um todo, podendo ampliar o horizonte das pessoas que leem mais. Assim, a empresa, como parte de uma ação social dela, entende que trazer esta aproximação do passageiro com estas obras é uma missão na qual a empresa trabalha”, pontuou Rodrigo.

O gerente ainda acrescentou que aqueles que desejarem participar da campanha, doando algum livro, devem entregá-los nos ônibus ou nas garagens da própria empresa, localizadas nos bairros Bandeirantes e Fábrica, ou no ponto de apoio (Avenida Barão do Rio Branco, n° 558, região central de Juiz de Fora).




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