O lançamento dos novos recursos do aplicativo de participação popular Colab deu início a uma série de capacitações e reuniões com secretarias da Prefeitura da Juiz de Fora (PJF). A equipe formada pelo coordenador de Operações do Colab, Guilherme Andrade, e pelo gerente de Operações, Gustavo Carvalho, passa a ter compromissos mensais na cidade para acompanhar a implantação do novo módulo e desenvolvimento das ferramentas do aplicativo.
Após a sequência de treinamentos junto aos servidores, a equipe Colab participou de uma integração na Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), nrsta quinta-feira, 18, com o secretário da pasta Rodrigo Tortoriello. Na Settra, a equipe foi apresentada ao Centro de Controle e Monitoramento. O centro é responsável pela supervisão, pelo monitoramento e pela operação do funcionamento do trânsito e oferece informações em tempo real no site da PJF. A supervisão trabalha de forma integrada às atualizações dos aplicativos Waze e CittaMobi.
Na parte da tarde, a equipe do Colab integrou diversos alinhamentos junto a servidores da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e um balanço geral das reuniões e treinamentos com o secretário de Comunicação Social, Michael Guedes. “Essa expansão do trabalho do Colab prevê a presença mensal da equipe aqui, o que enriquece todo o processo. Os servidores receberam bem os treinamentos, como uma oportunidade de ampliarmos a participação do cidadão”, afirmou o secretário.
O gerente de Operações, Gustavo Carvalho, ressaltou o dinamismo das ações na Prefeitura no Colab. “O trabalho de Juiz de Fora já havia me impactado bem positivamente por conta da dinâmica e do fluxo já estruturados no atendimento ao cidadão. Estou bem ansioso para aprofundarmos esse trabalho principalmente pela sinergia que pudemos sentir aqui entre a demanda que o Colab traz e a maneira como a administração se relaciona com a cidade, criando esse dedo de prosa digital através das consultas à população”.
Colab
O Colab foi considerado o melhor aplicativo urbano do mundo em 2013 pela News Cities Foundation, e ficou entre os cinco melhores aplicativos de participação e Governo do mundo, pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. No mesmo ano foram apontados como negócio com maior impacto social do mundo e a plataforma com maior potencial global, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Fonte: Assessoria