Roteiro de natureza: Conheça a Ilha Comprida em São Paulo

Essa semana um destino diferente e ainda  pouco divulgado, mas que vale muito a pena conhecer, principalmente para quem gosta de natureza.

Ilha Comprida em São Paulo, originalmente chamada Ilha de Maratayama pelos nativos Tupis, que significa “lugar onde a terra encontra o mar” ou “terra do mar”. Este ponto de encontro entre terra e mar deu ao local, no litoral sul de São Paulo, uma paisagem impressionante ao longo de seus 70 km de longitude por 5 km de latitude, ode é possível encontrar até sete diferentes biomas que vão do mangue à restinga. É a segunda maior ilha do Brasil.

Apesar de atípica, as praias de Ilha Comprida atende a todos os gostos. Há praias desertas e distantes dos centros comerciais; mas há também as praias badaladas próximas ao Boqueirão Norte.

Se a oeste o mar aberto agrega os adeptos do surf, a leste corre um rio de águas calmas que atrai os pescadores. Há ainda lagos e terra decorada por orquídeas, jerivás, araçás, bromélias, samambaias, pitangueiras, entre outros, habitada por mamíferos, crustáceos, peixes, répteis e aves, centenas de espécies de aves nativas ou migratórias que encontram na Ilha Comprida um lugar ideal para o descanso, alimentação e procriação.

Um passeio incrível é o que passa pela paisagem impressionante, conectando os estados do Paraná e São Paulo. Foto: Divulgação

Este é o lugar onde o Criador decidiu dedicar um tempo especial e com certeza encanta a quem admira a natureza, quer se desconectar, tem espírito explorador, ou simplesmente busca recarregar as energias em um dos cenários mais belos do Brasil.

A natureza é tão levada em conta na região, que muitas ações vêm transformando Ilha comprida numa Cidade Modelo do turismo Sustentável.

Um passeio por uma paisagem impressionante, com roteiros desde Paranaguá até Registro, conectando os estados do Paraná e São Paulo, cruzando a Ilha Comprida de ponta a ponta. O percurso pelo Mar Pequeno apresenta o exótico cenário dos mangues e seus habitantes em plena atividade. Martins pescadores, gaivotas, guarás, entre outros, poderão ser observados com auxílio de monitores, revalando em detalhes a vida dessas espécies.

Uma pequena estrada com muita variedade, repleta de vida, composta de quatro diferentes habitats: Flores Alta de Restinga, floresta Baixa de Restinga, Brejos e Área Urbana. A observação de aves ou Birdwatching é uma das principais atividades deste passeio, que é monitorado por guias e com suporte de binóculos. Além disso,  é possível encontrar pegadas de alguns mamíferos e diversos exemplares da flora. Outro atrativo são as belezas cênicas que vão se transformando à medida em que se avança no percurso.

Justificando o próprio nome a Ilha Comprida tem 70 kilômetros de praia, com água apropriada para banhistas durante o ano todo, e formações de dunas com floresta de restinga baixa, bromélias e araçás, sem iguais nas regiões Sul e Sudeste do país. Cortada por barras de água doce, oferece uma rica fonte de alimentação aos pássaros, transformando-a em um imenso santuário. Você fará o percurso em veículos especiais, monitorado por guias e equipados com binóculos. Vale a pena acompanhar o nascer do sol e da lua, espelhados pelo mar, um atrativo a parte.

Rios, dunas, trilhas, florestas, praia com ondas, morros, encostas e ventos constantes, são favoráveis àqueles que gostam de aventura e de praticar esportes radicais. Foto: Divulgação

Um verdadeiro mergulho no exótico, multicolorido e mutante universo dos mangues. Em pequenas embarcações, monitorados por guias e equipados com binóculos profissionais, o visitante vai ficar frente a frente com diversos tipos de criaturas entre crustáceos, aves em busca de alimento, botos e até mesmo lontras e outros roedores cujas aparições são mais raras. Caracterizado por uma vegetação complexa e distinta, o mangue ocupa os dois lados do Mar Pequeno, Ilha Comprida e continente, tendo como  pano de fundo uma formações de morros coberto por mata atlântica.

Um grande atrativo em Ilha Comprida são suas dunas que chegam até 10 metros de altura com uma bela vista para o mar e algumas terminam nas lagoas; todo esse cenário somado as belas aves que embelezam o local, é realmente fantástico. As dunas ficam localizadas ao longo da orla nas proximidades do Mar Pequeno e dão passeios obrigatórios. As Dunas do Araçá ficam ao lado esquerdo, há 7,5 km do boqueirão.

Para o turista que quer tranquilidade, seu lugar é ao sul, ponto de desembarque das balsas que chegam de Cananéia, ficam as praias mais desertas como a Boqueirão do Sul e as vilas dos pescadores. Mas se é agitação, o lugar é ao norte, próximo ao Boqueirão do Norte e nas proximidades. Lá desemboca a ponte que liga a Ilha Comprida ao continente em Iguape.

Pode-se dizer que o bairro Juruvaúva congelou no tempo e preserva características de uma época em que a infra-estrutura não havia chegado a Ilha Comprida, um dos fatores responsáveis foi a falta de acesso. Ao lado da maior barra de água doce da Ilha Comprida, a Trilha das Dunas era o único caminho que levava o povoado de Juruvaúva à praia. Além de um ótimo exercício físico, o trajeto é marcado pela biodiversidade, principalmente em sua flora. A caminhada de cerca de 3 horas é monitorada por guias equipados com binóculos profissionais, e culmina num relaxante banho de mar.

Rios, dunas, trilhas, florestas, praia com ondas, morros, encostas e ventos constantes, são favoráveis àqueles que gostam de aventura e de praticar esportes radicais. Atividades como Mountain Bike, Canoagem,  Wind Surf, KyteSurf, Jet Ski, Esqui Aquático, Standup, trilhas, tirolesas e percursos guiados com utilização de quadriciclos, estão sendo praticadas na Ilha Comprida. Não basta praticar sua atividade favorita, na Ilha Comprida os aventureiros vão curtir um cenário deslumbrante, de interação total com a natureza e ar 100% puro.

A Pesca é uma das atividades mais praticadas na Ilha Comprida, é parte da cultura da região, pois no passado era a principal fonte de alimento dos nativos. A biodiversidade, a mistura das águas doce e salgada no Mar Pequeno, bem como a grande quantidade de crustáceos, faz da região um dos maiores viveiros naturais de peixes do país. Além do Mar Pequeno, a pesca também é praticada na praia. Robalos, tainhas, pescados, corvinas, badejos, peixes espadas, bagres, baiacus, são algumas das espécies de peixes da região. Para quem gosta de frutos do mar,  caranguejos, siris, camarões e ostras são servidos em restaurantes de toda a região.

O pôr do sol na região é um dos mais belos a ser explorado neste belíssimo passeio. Foto: Divulgação

As vilas do Mar Pequeno oferecem petiscos com frutos do mar, aluguel de barcos para pesca ou passeio e serviços de piloteiros. Muitas casas da vila há ainda fogões a lenha, casas de pau-a-pique e pescadores tecendo suas redes.

Se quiser conhecer mais a fundo a ilha, faça os passeios de barcos e de escunas, mas se o visitante for mais ousado poderá fazer passeios off Road com motois, quadriciclos ou jeeps.

Na praça do Boqueirão no Norte há uma feirinha de artesanato. Visitar o antigo porto da balsa e apreciar o artesanato local também é um excelente lugar para s comprinhas de presentes.

Um dos grandes investimentos do município está no aspecto cultural. Uma série de eventos é realizada a fim de resgatar os costumes caiçaras e também integrar a população com novas formas culturais, o que promove a interação dos moradores com os turistas, além de oferecer mais opções aos visitantes. Festivais gastronômicos, mostras, exposições, festivais de musica, shows locais, nacionais e internacionais, comuns durante todo o ano, se intensificam na alta temporada com projeto “Ilha Verão”.

A ilha Comprida está abrindo suas portas ao turismo, criando acesso aos seus encantos, e todos estão convidados a curtir suas paisagens, conhecer a verdadeira essência da natureza e interagir com os costumes do local. Sejam todos bem vindos a esta inesquecível jornada.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.