Pedestres reclamam de travessia de pedestres no bairro São Mateus

Uma travessia de pedestres no bairro São Mateus tem sido motivo de reclamação de quem precisa passar pelo local todo dia. Segundo moradores e pedestres da região, a passagem, localizada na esquina da Rua Doutor Dirceu Andrade com a Avenida Itamar Franco, ao lado da Maternidade Therezinha de Jesus, não conta com semáforo para os pedestres, dificultando a travessia e tornando-a perigosa devido aos carros poderem vir pelos dois sentidos da via.

Segundo o jornalista Felipe Carvalho, que passa todos os dias no local para ir para o trabalho, a existência da faixa não está adiantando muito para os pedestres atravessarem. “Nós nos deparamos com carro vindo por todas as partes, subindo ou descendo a Avenida Itamar Franco, vindo dos dois sentidos das ruas que cortam a avenida, ou seja, está muito arriscado”, pontuou Carvalho.

Além disso, ele destaca que muitas vezes as pessoas atravessam na faixa com pressa e distraídas para pegarem o transporte público, por causa dos dois pontos de ônibus que estão situados nos dois lados da rua, e muitos não dão a devida atenção ao trânsito.

Assim como Felipe, Marcela Bastos, servidora pública, afirma que a situação é bem crítica e preocupante. Após passar alguns meses frequentando a Maternidade, ela notou que a dificuldade para atravessar a rua se intensifica nas horas de “pico”, quando a maioria das pessoas está indo ou voltando do trabalho. “O problema é que a movimentação de carros é muito intensa naquela região, e muitos ficam perdidos na hora de atravessar, tendo que ter uma atenção redobrada”, disse.

Os problemas não param por aí. As pessoas também fizeram uma reclamação da falta de rampas de acessibilidade, tornando mais complicada a locomoção de cadeirantes e de pessoas com dificuldade de locomoção.

Como solução, tanto Felipe quando Marcela, eles acreditam que a instalação de um semáforo facilitaria a travessia dos pedestres, diminuindo os riscos de acidentes. Outra grande mudança seriam as rampas de acessos que facilitariam tanto para que os idosos quanto os deficientes pudessem atravessar.

 

Resposta da Settra

A equipe do jornal Diário Regional entrou em contato com a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora. Por meio de nota, a Settra informou que um técnico vai comparecer ao local para analisar a situação. Já quanto às rampas de acesso, a demanda será encaminhada para a Comissão de Acessibilidade da Prefeitura.

 

NOTA

“Um técnico irá ao local fazer uma avaliação sobre o semáforo e adotar as providências cabíveis. Vale ressaltar que a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) possui o Serviço de Orientação ao Usuário (SOU) para receber solicitações, sugestões e reclamações da população sobre os mais diversos assuntos relacionados ao transporte e ao trânsito. O atendimento é feito pelo 3690-8218 de segunda a sexta-feira de 8h às 12h e 14h às 18h ou pelo settraatende@pjf.mg.gov.br. A implantação de semáforo é uma das situações que podem ser pedidas diretamente no SOU. Sobre a rampa, será encaminhado para a Comissão de Acessibilidade”.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.