Duas estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) criaram a campanha “Minha Torcida é a Maior”, com o objetivo de incentivar a doação de sangue para o abastecimento do estoque da Fundação Hemominas da cidade. No Brasil, a porcentagem de doadores é considerada baixa, sendo apenas 1,8% de acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O projeto é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das alunas Bárbara Merotto, botafoguense de 38 anos, e Ayane Martins, flamenguista de 24 anos. As duas são apaixonadas por futebol e decidiram utilizar o trabalho final da faculdade em prol de uma causa. “Desde o começo já estava decidido que faríamos um TCC prático, mas que não fosse algo clichê e que ultrapassasse os ‘muros’ da universidade. Então nós decidimos que seria uma campanha e como eu já sou doadora de sangue e sei que os índices dos estoques são baixos, resolvemos abraçar a causa da doação de sangue”, explica Bárbara.
A campanha “Minha Torcida é a Maior” incentiva torcedores dos times cariocas Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco a doarem sangue. Bárbara explica que a escolha desses times foi feita com base em uma pesquisa realizada pelas alunas com torcedores de Juiz de Fora, que confirmou a popularidade dos clubes do Rio. “Fizemos uma pesquisa no nosso meio e também nas redes sociais e a grande maioria torce para esses times. E pensando em algo que fizesse diferença para o banco de sangue do Hemominas, decidimos pelos times cariocas”.
A campanha vai durar até o dia 25 de novembro e o doador deve comparecer ao Hemocentro e doar informando o nome da campanha e qual é o time do coração. Ayane reforça que qualquer pessoa pode doar independente de ser torcedor ou não dos quatro clubes escolhidos. “Se o doador não quiser escolher um time para a doação ser contabilizada é só avisar que está realizando a doação em nome da campanha. O importante do projeto é a doação, é aumentar o número de doadores e o estoque de sangue do Hemominas”. De acordo com Bárbara, a expectativa é de que cerca de 200 pessoas realizem a doação de sangue (50 doadores para cada equipe).
O resultado com o ranking das torcidas será divulgado nas redes sociais – Instagram, Facebook e Youtube – ainda no dia 25 de novembro. A pergunta que fica é: você doaria o sangue pelo seu time?
FUNDAÇÃO HEMOMINAS
A fundação fica na Rua Barão de Cataguases s/nº, no Centro, ao lado do Mergulhão. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 11h. De acordo com Lidiane Moura, Responsável pelo Setor de Cadastro e Captação de Doadores, a proposta das futuras jornalistas foi muito bem recebida pela Fundação. “Estamos com um período em que o comparecimento de doadores é muito baixo. Campanhas como essas, além de dar uma visibilidade para a causa da doação de sangue, também contribuem para o aumento no número de doadores”, disse. Ainda segundo Lidiane, o estoque de sangue está baixo, principalmente entre os grupos negativos.
É possível agendar a doação e obter informações pelo telefone 155 ou pelo site www.hemominas.mg.gov.br.