Através de ações e de soluções transformadoras, o projeto ‘Criativos da Escola’ estimula a criatividade e encoraja crianças e jovens a mudarem a realidade em que vivem. Reconhecendo-os como protagonistas das próprias histórias atreladas a essa mudança, o protejo tem a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe como os principais pilares. A ação busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades.
A iniciativa faz parte do Design for Change, um movimento global que surgiu na Índia e está presente em 65 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo.
Em Juiz de Fora, o ‘Criativos da Escola’ integra o programa Parceria Votorantim Pela Educação (PVE), que tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde há operações da empresa Votorantim, atuando em parceria com as prefeituras e secretarias municipais de Educação. O PVE completou 10 anos de atuação no país em 2018 e, na cidade, ele é desenvolvido há três anos consecutivos.
Até o último ano, o programa já havia atendido 60 municípios em todo o Brasil e este ano é esperado que chegue a 100. De acordo com José Maximino Ferron, Gerente Geral da Unidade da Nexa em Juiz de Fora – empresa parceira do PVE e que está à frente do ‘Criativos da Escola’, é importante promover melhoria na educação dos municípios. “Juiz de Fora é um dos maiores municípios onde o grupo atua. Nosso foco é nas escolas municipais e estamos abordando 11 dessas escolas”, disse. Para o desenvolvimento do projeto, a Nexa conta com o apoio da Secretaria de Educação da cidade. “Essa ideia estimula também a formação da própria criança e do adolescente”, disse o Ferron.
Entre as atividades realizadas dentro do ‘Criativos da Escola’ está o ‘Desafio Criativos da Escola’. Segundo o Gerente Geral da Unidade da Nexa, esta ação celebra e premia projetos protagonizados por crianças e jovens de todo o Brasil que, com o apoio de seus educadores e educadoras, estão transformando suas escolas, comunidades e municípios. “Além de escutar esses estudantes, nós incentivamos a participação cidadã deles no mundo”.
Em 2017, foram selecionados 11 grupos, dentre os 1492 projetos enviados de todas as regiões do Brasil. Podem participar estudantes que estejam no Ensino Fundamental I e II ou Ensino Médio e/ou educadores de todos os municípios do país, que desenvolvam projetos em escolas públicas, privadas, organizações não-governamentais, coletivos, movimentos, associações comunitárias, entre outros. “Os estudantes conseguem ter uma ideia para resolver um problema em sua realidade enquanto jovem e nossa proposta é que esse estímulo se estenda pela vida desse adolescente no futuro. Causa um impacto e deixa um legado na vida desses estudantes para que eles acreditem que são capazes de mudar essa realidade e o que podem encontrar pela frente”, conclui.
As inscrições para o ‘Desafio Criativos da Escola’ seguem até o dia 5 de outubro de 2018, sexta-feira, às 23h59 (horário de Brasília). É preciso enviar o projeto realizado. É possível encontrar mais informações através dos sites do ‘Criativos da Escola’ e do ‘Programa Parceria Votorantim Pela Educação’.
DESTAQUE MUNICIPAL
Anualmente, após as inscrições dos projetos do ‘Desafio Criativos da Escola’, a Nexa promove um desses trabalhos como destaque municipal. Esses trabalhos são selecionados das escolas onde o PVE tem iniciativas. No último ano, os alunos da Escola Municipal Professora Áurea Nardelli desenvolveram um trabalho de “Diversidade Sexual e de Gênero” como destaque. De acordo com José Maximino Ferron, o projeto teve um destaque muito forte tanto nas escolas quanto nas secretarias. “Os próprios alunos perceberam questões relacionadas ao preconceito e à homofobia, não só na escola, mas também no próprio bairro e fizeram esse projeto”, disse. Ainda de acordo com Ferron, os temas são diversos e estão sempre relacionados à vivência dos alunos, mostrando uma realidade específica.