Festeru reúne 250 alunos de escolas municipais da zona rural para dia de competições esportivas

Festeru começou com a prova de revezamento 4×100, para os 250 alunos das escolas municipais da zona rural de Juiz de Fora, no 23º “Festival esportivo das escolas rurais” (Festeru), realizado na Associação dos Subtenentes e Sargentos do Exército (ASE), no Bairro Barbosa Lage. Centenas de crianças e adolescentes ficaram junto à grade para ver e torcer pelos colegas que competiam.

O evento, organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), continuou, com diversas modalidades, realizadas ao mesmo tempo: enquanto alguns disputavam o salto em distância, outros tentavam arremessar o peso mais longe. Havia, ainda, os que buscavam a superação no xadrez. As meninas jogavam futebol no campo, e os meninos utilizavam as duas quadras, com voleibol e queimada. Futebol masculino e voleibol e queimada feminina. O dia terminou com a corrida rústica e as premiações gerais.

Participaram do “Festeru” as escolas municipais (E.M) “Camilo Guedes”, “Padre Caetano”, “Dom Justino”, “Padre Wilson” e “Pedro Marques. A E.M. “Helena Antipoff” também volta à ativa depois de dois anos. De acordo com a diretora, Marilúcia Vasconcellos, este era um objetivo desde o início do ano, e os alunos se mobilizaram muito para conseguir: “Eles treinaram durante o contraturno e nos sábados letivos. Além dos professores da escola, pais e educadores físicos da comunidade também se envolveram e ajudaram nos treinos. Eles vieram para competir, mas o sentimento mesmo é de mostrar o que aprenderam e conhecer novas pessoas.”

 

Os campeões

Ao final da tarde, foi realizada a final do futebol. A torcida estava apreensiva, pois, depois da disputa entre as escolas municipais (E.M.) “Camilo Guedes” e “Padre Wilson” terminar no 0 x 0, a decisão foi para os pênaltis. A “Camilo Guedes” levou a melhor, vencendo por 4×3.

Apesar de ter perdido no futebol, entre todas as modalidades, “Padre Wilson” somou mais pontos, e os meninos saíram como campeões gerais. Nas modalidades, foram os primeiros na queimada e no xadrez. Já no feminino, “Dom Justino” foi a campeã geral. E com razão. As meninas conquistaram o primeiro lugar no futebol, no vôlei e no atletismo (somatório das provas de salto em distância, arremesso de peso e revezamento 4×100).

A E.M. “Helena Antipoff” os alunos se prepararam, e as meninas conquistaram o primeiro lugar da queimada e o segundo lugar do voleibol. Na pontuação geral, as garotas só ficaram atrás da campeã.

O Festeru é organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Em 2018, participaram as escolas municipais “Helena Antipoff”, “Camilo Guedes”, “Padre Caetano”, “Dom Justino”, “Padre Wilson” e “Pedro Marques. As modalidades disputadas foram: atletismo (salto em distância, arremesso de peso, revezamento 4×100 e corrida rústica), futebol, queimada, voleibol e xadrez.

Fonte: Assessoria/SEL

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.