O balanço do plano de ações proposto para revitalização da Praça do Riachuelo foi apresentado na tarde desta terça-feira, 18, durante a terceira reunião entre representantes da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), do Santa Cruz Shopping e da Polícia Militar. O encontro, organizado pela Secretaria de Governo (SG), teve a participação do prefeito Antônio Almas e marcou a apresentação da nova etapa do projeto de ocupação do local, com novas ações propostas para longo prazo.
O prefeito destacou que a ideia é fazer da praça uma experiência-piloto para outros locais. “Isso para que possamos oferecer melhor qualidade de ocupação. É uma discussão em andamento e é preciso reforçar sempre o sentimento do pertencimento. Importante também que os próprios empresários, casas comerciais nos ajudem nessa parceria, para garantir esta atenção nas praças”.
Entre as ações iniciais, já foram executadas melhorias na iluminação, instalação de refletores, poda de árvores, remodelagem dos canteiros e revitalização do chafariz, além de ações integradas permanentes entre as secretarias de Atividades Urbanas (SAU), Desenvolvimento Social (SDS), Meio Ambiente (SMA), Guarda Municipal, Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) e Polícia Militar, visando ao combate ao comercial ilegal no local e abordagem ao cidadão de rua.
Ao longo da reunião, representantes das secretarias municipais apresentaram, ainda, propostas para ocupação contínua da praça, como feiras diversificadas, estação saúde, com aferição de pressão, dicas nutricionais, saúde bucal, entre outras, instalação de parcão no local, além de melhorias no trânsito. Para o administrador do shopping Santa Cruz, Luciano Sobrinho, “a importância é que a Prefeitura está mais perto da comunidade. Desde quando começamos estas conversas, temos alavancado as melhorias na praça em frente ao shopping. O objetivo é continuar com os avanços”.
A previsão é que novas reuniões ocorram ainda este ano, para avaliação das ações e novos encaminhamentos. Fazem parte do projeto, as secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), Transporte e Trânsito (Settra), Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa), Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav), SAU, SDS, SMA, Guarda Municipal, além da SG, Polícia Militar, Exército e Santa Cruz Shopping.
Fonte: Assessoria PJF