Bocha é atração no primeiro dia de disputas da 11ª Semana Paralímpica

Esporte paralímpico desde 1984, a bocha tomou conta do ginásio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) nessa segunda-feira, 17. A modalidade é praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas, e as provas podem ser individuais, em duplas ou por equipes, no gênero feminino e masculino. Oito alunos participaram da atividade no ginásio, sendo sete integrantes do programa JF Paralímpico e um do Caic – “Núbia Pereira de Magalhães”.

Na bocha, são utilizadas 13 bolas: seis azuis, seis vermelhas e uma branca. O objetivo do jogo é encostar o maior número de bolas coloridas na branca, que é o alvo. O árbitro utiliza um indicador de cor vermelho/azul, similar a uma raquete de tênis de mesa, para sinalizar o início de um lançamento ou jogada. Para medir a distância entre as bolas coloridas e a bola-alvo, é utilizada uma trena ou um compasso.

Os destaques ficaram por conta dos alunos Eduardo Batista de Araújo, Sávio Samuel e Gonçalves Domingos, que venceram nas categorias BC2, BC3 e BC4, respectivamente. Ao final das disputas, todos os alunos receberam medalhas das mãos do secretário de Esporte, Júlio Gasparette, e da supervisora do Departamento do Lazer e Esporte Físico, Karla Belgo. A Semana Paralímpica segue até sábado, 22. Nesta terça-feira, 18, ocorrem as provas de polybat, a partir das 14 horas, no ginásio da SEL.

Fonte: Assessoria/SEL




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.