Optar por alimentos da época pode ser boa saída para melhorar a dieta e sem pesar no bolso

Conhecida como a época das flores, a primavera também apresenta outro destaque: ela traz uma farta variedade de alimentos da safra que deixam a alimentação mais colorida, saudável e barata. Neste ano, a estação vai começar no próximo dia 22 de setembro, e finaliza no dia 28 de dezembro, tendo muito tempo para as pessoas desfrutarem de seus benefícios.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as pessoas devem consumir pelo menos 400g/dia destes alimentos para que se possa obter um ganho nutricional expressivo na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.

A nutricionista clínica, Rhaissa de Landa, afirma que verduras, legumes e frutas da época são mais bonitos, ricos em vitamina e devem ser consumidos à vontade.“De uma forma geral todos são nutritivos. Cada uma tem sua propriedade importante. O ideal é sempre fazer uma combinação delas e tentar comer uma em cada dia para ter contato com vitaminas diferentes”, explicou a especialista.

Outro ponto importante é a pigmentação dos alimentos, onde indicam a presença de nutrientes que auxiliam no funcionamento do organismo. Por isso, é importante consumir uma refeição com cores variadas, de acordo com Rhaissa.

Ela ainda acrescenta que as pessoas devem dar preferências pela compra diretamente com pequenos produtores, como por exemplo, em feiras livres, onde os produtos apresentam menos uso de agrotóxicos e são mais saudáveis para a saúde.

Foto: Rafaela Frutuoso

 

Pagando mais barato

Banana, maçã, morango, abacaxi, abóbora… Variedade é o que não falta. Mas, será que manter esta alimentação saudável sai caro?

O sócio do mercado Boas Frutas, Rodrigo Almeida, afirma que o preço não é um problema. A venda dos alimentos para esta estação se mantém baixo, ajudando os consumidores na hora da compra, só tendo um aumento mais para o final de outubro.

Outro cuidado que os donos tomam são referentes à qualidade do produto, tendo produtos de grandes empresas, mas também de pequenos produtores. “A gente foca muito na qualidade, isso ajuda muito no nosso negócio. A gente mantém um preço que dê para agregar a qualidade com o valor”, ressaltou Rodrigo.

 

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.