A viagem desta semana desbrava as belezas da região do Xingó

Esta semana vamos viajar para um lugar especial, mágico, que por sua beleza não fica devendo nada a nenhum lugar no mundo. É especial… É lindo, é místico, é cultural, sem dúvida alguma é um dos destinos mais belos do nosso país e o que é triste que muita gente ainda não conhece.

XINGÓ – quem pensa que as atrações turísticas no Nordeste se resumem às praias, reservas ecológicas e dunas, está enganado. No coração do sertão, entre Sergipe e Alagoas, existe uma das maiores belezas naturais do país, os Cânions do Xingó, é o quinto maior cânion navegável do mundo, e cenário de novelas e especiais das redes de televisão.

No coração do sertão, entre Sergipe e Alagoas, existe o quinto maior cânion navegável do mundo e cenário de novelas e especiais das redes de televisão

Localizado acima do reservatório da Usina Hidrelétrica de Xingó, os Canyons impressionam a todos com sua imponência. Com suas verdes águas e a tranquilidade de se navegar com os catamarãs, o destino vem conquistando cada vez mais o carinho dos turistas. A região do Xingó também oferece uma gama cultural fantástica, marcada pela história do Cangaço, protagonizada por Lampião e seu bando em um enredo de lutas e batalhas sertanejas. Além da pitoresca cidade de Piranhas que deslumbram os olhos de quem a conhece com sua arquitetura peculiar e clima acolhedor.

Dizem os amantes da natureza que é um dos 10 destinos mais bonitos do Brasil. Imperdível! A cerca de 210 km da capital sergipana, o Cânion do Xingó, resultado do trabalho do homem e da natureza, fica em Canindé do São Francisco, em pleno sertão sergipano. O lago navegável por 60 km banha Sergipe, Alagoas e Bahia. Emoldurado por paredões de arenito rochoso, o lago pode ser navegado a bordo de catamarãs e escunas que levam à gruta do Talhado para banho nas águas verdes do Rio São Francisco. É mágico e a experiência não tem igual.

O Cânion proporciona um passeio incrível com vista para um monumento esculpido pela própria natureza; são três horas de passeio de barco na parte represada do Rio São Francisco, com parada para banho em um belo local, conhecido como Paraíso do Talhado. De lancha, o passeio dura 2 horas, mas é preciso ter o mínimo de quatro pessoas. As saídas são de segunda a domingo.

A silhueta dos cactos típicos da vegetação sertaneja aparece em frente ao sol avermelhado que se esconde no fim do dia. Um verdadeiro espetáculo da natureza

Chegando até a região de Xingó, a opção natural de hospedagem é o Xingó Parque Hotel e Resort, com o rio São Francisco aos seus pés. Situado em Canindé do São Francisco, Sergipe, ao lado da Usina hidrelétrica de Xingó, é um hotel de lazer, ideal para convenções e dispõe de inigualável visão panorâmica, além de oferecer serviços e atendimento de excelente qualidade.

Por incrível que pareça, não são apenas as paisagens que emocionam ou a hidroelétrica que impressiona. Nesta região o sol brilha o ano inteiro, as opções agradam pessoas em toda cidade. O próprio hotel organiza passeios turísticos pela região, como a Rota do Cangaço, Cânions do Xingó, trilhas ecológicas e outros passeios sensacionais.

No município de Canindé do São Francisco – SE, região do Xingó que envolve quatro estados (Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco) existe uma área de 673m² chamada Fazenda Mundo Novo. O conjunto de trilhas distribuídas ao longo do percurso possibilita ao visitante contemplar cenários de rara beleza, pela variedade floral da caatinga. Você tem também a oportunidade de conhecer pinturas rupestres com 9 mil anos de história; o MAX – Museu de Arqueologia de Xingó; a Usina de Xingó; e o Eco Parque do Cangaço, entrada para a Grota do Angico.

A Rota do Cangaço proporciona um passeio pelos lugares que remontam à época, período marcante na história do Nordeste e do País. A cidade histórica de Piranhas está localizada no Alto Sertão às margens do Rio São Francisco, Tombada como Patrimônio Histórico Nacional desde 2003 é considerada uma das mais belas cidades do Brasil. O casario é datado dos séculos XVIII e XIX onde predomina o estilo neoclássico, sendo um dos prédios como o maior destaque é antiga Estação Ferroviária, hoje Museu do Sertão. A cidade também guarda lembranças da visita do Imperador D.Pedro II em 1859 e da navegação a vapor que se iniciou em 1866 e somente teve seu fim no final da década de 1960.

Um passeio pela Usina Hidroelétrica de Xingó também é uma boa pedida-a usina é enorme e super imponente

A cidade acabou entrando para a história brasileira por ter sido o local onde as cabeças de Lampião e de seu bando ficaram expostas após a decapitação durante uma emboscada na Grota de Angico. Aliás, foi daqui que a volante comandada pelo Tenente João Bezerra saiu para caçar o homem mais procurado pela polícia nordestina na década de 30. Hoje a Rota do Cangaço percorre o mesmo caminho dos cangaceiros e volantes.

O turista que visita essa região pode ter uma experiência incrível. O Complexo de Xingó oferece diversas opções de esportes náuticos e de aventura como prática de rapel, trilhas e caminhadas; cicloturismo, e, nas praias surf e kitesurf, tudo com muita emoção.

A região do Xingó oferece diversas opções de restaurantes, onde o turista pode se deliciar com vários pratos típicos da região, como o peixe frito, moqueca de camarão ou surubim, bode assado ou a famosa galinha caipira.

Depois de admirar tanta beleza nada como se banhar nas praias doces do São Francisco, dizem alguns ribeirinhos, moradores das margens do rio, que um mergulho no Velho Chico rejuvenesce até a mais cansada das almas. O rio São Francisco banha 13 municípios sergipanos, criando praias de águas doces e calmas, como a Adutora do São Francisco e as Dunas do Pecado. Além de um gostoso banho, o turista não vai resistir à beleza e à grandiosidade do rio com suas águas calmas.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.