Pai de adolescente cadeirante denuncia falta de acessibilidade em ônibus

Vanor Siqueira, 55 anos, utilizou as redes sociais para expor uma situação desconfortável que aconteceu com seu filho, Victor Siqueira, 18 anos. Através do perfil no Facebook, o pai relatou um problema com a rampa do ônibus, que facilita a entrada e saída de pessoas que utilizam a cadeira de rodas, da linha 701 que atende o bairro Jóquei Clube I, onde mora a família.

De acordo com Vanor, essa não é a primeira vez que isso acontece.“Esse problema já vem acontecendo de anos, mas de um período para cá piorou muito”. Ele conta que já fez diversas reclamações na ouvidoria da Ansal, empresa que administra a linha, e também na Secretaria de Transporte e Trânsito. Ainda segundo Vanor, somente na última semana, em três dias o filho teve problema para utilizar a rampa do veículo e em um deles Victor precisou esperar o ônibus duas vezes. “Meu filho chegou atrasado na escola. Já é uma coisa que está acontecendo constantemente e acaba com a gente um negócio desse”.

Victor é portador da distrofia muscular de Duchenne. Até os nove anos, informou o pai, o menino ainda andava e depois dessa idade ele passou a utilizar a cadeira de rodas. O pai conta que o filho se sente constrangido diante dessas situações em que há problemas com a rampa dos ônibus. “Algumas pessoas ‘fecham’ a cara quando dá problema com a rampa, quando o cadeirante demora subir, as pessoas não têm paciência. Meu filho fica muito constrangido, ele fica totalmente sem graça”, relata Vanor.

A acessibilidade é assegurada na legislação, pela Lei nº 10.098, de dezembro de 2000.Vanorfaz um desabafo sobre as situações que Victor e a família enfrentam. “Eu e minha esposa vivemos por ele. É muito complicada a vida de cadeirante nesse mundo que a gente vive. Só a gente que está nessa que sabe”.

Em nota, a Ansal, empresa responsável pela linha, informou: “Recebemos a reclamação sobre este episódio e de imediato realizamos a troca do veículo. Infelizmente, nos últimos três meses, realmente tivemos duas ocorrências apontadas por problemas no elevador dos veículos que circulam na Linha 701 e estas foram prontamente atendidas: troca do carro realizada e reparo do equipamento feito. Todos os carros passam por vistorias diárias relacionados ao funcionamento dos elevadores.Não toleramos este tipo de situação e queremos deixar claro que a Ansal repudia qualquer falta de cuidado ou atenção aos usuários, em especial as pessoas com  deficiência. Motivamos inclusive um ciclo de palestras de conscientização sobre o respeito e cuidado com estes usuários, bem como com nossos colaboradores. Já realizamos em 2 comunidades: Santa Paula e Santa Rita e estamos programando pelo menos mais 1 por mês daqui pra frente”.

O Diário Regional também fez contato com a Secretaria de Transporte e Trânsito, que respondeu: “A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) informa que, na cidade, a frota de transporte coletivo tem 100% dos veículos adaptados. Além disso, tem intensificado as ações de fiscalização para o bom atendimento aos usuários. Os veículos da linha 701 foram fiscalizados e foi constatado que eles estavam em condições de uso, inclusive, os elevadores funcionaram perfeitamente no momento da inspeção. Reforçamos que, no caso de o cidadão flagrar alguma irregularidade, ele pode entrar em contato com a secretaria através do 3690-8218”.




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