Parceria entre Secretaria de Saúde e UFJF disponibiliza disciplina on-line para médicos do programa de residência

Para aprimorar e fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS), foi apresentada, na última semana, na Secretaria de Saúde (SS), uma plataforma de disciplina a distância para médicos do programa de residência da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A ferramenta faz parte de uma parceria entre a PJF e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Educação a Distância (Cead).

A disciplina “Fundamentos, Origens e Princípios do Médico da Família e Comunidade” terá duração de um ano e será ministrada pelos professores da Faculdade de Medicina da UFJF, Márcio Alves e Helena de Oliveira, além de contar com quatro médicos preceptores. A plataforma foi apresentada pelas professoras integrantes do Cead, Olga Ennela e Rita Florentino. Na disciplina on-line, os residentes terão acesso a exercícios, poderão trocar mensagens, participar de fórum compartilhado para troca de experiências e espaço para conversação.

Segundo o professor Márcio Alves, a parceria é um desejo antigo e será muito importante para a assistência oferecida à população. A disciplina terá sete módulos e, neste primeiro momento, há quatro estudantes inscritos, mas, para Alves, a plataforma tem capacidade para ser expandida. “É um programa com potencial. Temos condições de capacitar centenas de médicos residentes”.

De acordo com o médico e um dos preceptores da residência, Sebastião Souza Filho, é importante que a formação do médico privilegie a Atenção Primária à Saúde (APS). Ele diz que a Medicina de Família e Comunidade (MFC) é uma especialidade que pode ser mais explorada para o fortalecimento da saúde básica.

A médica residente da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Industrial, Flávia Rodrigues, comenta que a disciplina on-line será uma forma de discutir e problematizar questões presentes no cotidiano de cada um. “Vão surgir novos temas, novas demandas e vamos recheando cada vez mais a plataforma com conteúdos que tenham sentido na nossa prática”. Segundo ela, o retorno para a população serão profissionais ainda mais qualificados, mais humanizados e centrados nas pessoas.

Juiz de Fora é uma das primeiras cidades de Minas Gerais a oferecer residência médica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde é habilitada pelo Ministério da Educação (MEC) e participa do Programa de Residência Médica (PRM), credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC).

 

Fonte: Assessoria PJF




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.