A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) realizou 793 análises de água em julho. Conduzidos pela Assessoria de Gestão da Qualidade (AGQ) da empresa, os trabalhos buscam garantir a qualidade do produto distribuído em Juiz de Fora. Do total das análises, 351 foram feitas nas redes de distribuição, 104 nas estações de tratamento de água (ETAs) e 17 nas de esgoto (ETEs). Além disso, foram efetuadas 32 avaliações em residências particulares e sete em mananciais.
Em parceria com o Departamento de Tratamento de Água (Deta) da companhia, a AGQ efetuou, ainda, 282 análises de controle de processo, realizadas nas unidades de tratamento do produto.
Pesquisas de parâmetros microbiológicos e físico-químicos foram feitas, além de exames de fitoplâncton e avaliação de metais pesados por absorção atômica. O monitoramento realizado pela Cesama segue as determinações da legislação federal vigente, para certificar que a água distribuída na cidade esteja dentro dos padrões de potabilidade exigidos pelo anexo XX da portaria de consolidação nº 5 do Ministério da Saúde, de 28 de setembro de 2017. Os serviços de análise podem ser solicitados na Agência de Atendimento da Cesama, na Avenida Getúlio Vargas, 1.001, esquina com Avenida Barão do Rio Branco.
Fonte: Assessoria PJF