Valéria Rodrigues Queiroz toma posse como desembargadora do TJMG

A juíza Valéria Rodrigues Queiroz tomou posse nessa sexta-feira, 24, como desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A solenidade de posse foi conduzida pelo presidente do Tribunal mineiro, desembargador Nelson Missias de Morais, com a presença de magistrados, autoridades, amigos e familiares da nova desembargadora.

A desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz ocupará a vaga deixada pelo ex-presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, e irá integrar a 15ª Câmara Cível.

O presidente Nelson Missias de Morais destacou que a empossada tem uma atuação marcante na magistratura, não só pelas suas decisões, mas também por seus artigos publicados e pelas entrevistas e debates a respeito de projetos de lei e outras iniciativas que ressaltam sua coerência de vida.

O desembargador frisou que a causa assumida pela empossada, ao longo da vida, é a luta pela proteção da juventude e contra a violência sofrida por menores e jovens. “A desembargadora Valéria é dessas pessoas raras que transformam uma causa em razão de vida e, dessa forma, se entrega até os limites de suas forças à defesa da causa escolhida”, disse.

Justiça juvenil

O presidente do TJMG lembrou que a desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz usa sempre a expressão “Justiça juvenil” para reafirmar a importância desse segmento na atividade jurisdicional. “Sua atuação nesse campo, ao longo dessas mais de duas décadas, contribuiu – e muito – para propiciar um novo olhar sobre o verdadeiro alcance da ação jurisdicional em relação aos nossos jovens”, finalizou.

Durante a solenidade, a magistrada fez a leitura do termo de compromisso. Em seguida, foi condecorada com o Colar do Mérito Judiciário, conferido a todos os desembargadores no momento de sua posse. Para participar do momento da condecoração, foram convidados o pai da nova desembargadora, o juiz federal Oswaldo Lima Rodrigues Lima Júnior, e seu marido, Robson José de Queiroz.

A desembargadora disse que sua expectativa é de poder corresponder às expectativas a ela atribuídas e além de seguir sua missão institucional, vai procurar operar o Direito com responsabilidade social.

“O magistrado não precisa ser provocado para empreender por uma sociedade melhor e mais justa. O aprendizado que tive a oportunidade de receber desde os idos de 1992, quando iniciei minha caminhada na magistratura, será o meu guia para continuar trabalhando com dedicação e zelo em prol do engrandecimento do Poder Judiciário mineiro”, comentou.

Trajetória

A desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz ingressou na magistratura mineira em abril de 1992, tendo atuado nas comarcas de Conselheiro Lafaiete, Piranga, Passa Quatro, Miraí, Araxá e Muriaé. Foi juíza eleitoral em todas as comarcas em que atuou.

Integrou a Turma Recursal dos Juizados Especial da Comarca de Cataguases e, posteriormente, foi presidente da Turma Recursal da comarca de Muriaé. Foi promovida por merecimento para a comarca de Belo Horizonte em maio de 2002, tendo sido titular da Vara na Vara Infracional da Infância e Juventude da Capital em janeiro de 2005. A magistrada é superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj).

Estavam presentes, entre outras autoridades, o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Afrânio Vilela; a 2ª vice-presidente, desembargadora Áurea Brasil; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Saldanha da Fonseca; o vice-corregedor geral de Justiça, desembargador Corrêa Camargo; o superintendente adjunto administrativo, desembargador Alberto Diniz Júnior,  o advogado-geral adjunto, Sérgio Pessoa, representando o governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel e o defensor público João Paulo Torres.

Fonte: Assessoria TJMG




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.