Prefeitura inicia construção de rampas para aumentar acessibilidade

Inicialmente, diversos pontos da Avenida Rio Branco serão contemplados com a implantação e adequação de rampas de acesso a calçadas e pontos de ônibus. As obras estão sendo executadas pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através das secretarias de Transporte e Trânsito (Settra) e Atividades Urbanas (SAU), e compreendem o trecho da via do Bairro Mariano Procópio ao Bom Pastor. Melhorar a acessibilidade garante mais segurança ao pedestre e contribui para autonomia e independência das pessoas com deficiência (PCDs).

Os locais de implantação foram escolhidos por meio de um levantamento de passeios e travessias com problemas de acessibilidade, considerando que são trechos utilizados por muitas pessoas com deficiência e baixa mobilidade. O estudo foi promovido por um grupo intersetorial composto por profissionais da Settra, da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) e da Secretaria de Obras (SO), coordenado pelo Departamento de Políticas para Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (DPCDH) da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e participação dos Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e do Idoso (CMDI).

As intervenções estão acontecendo nas travessias de pedestre que dão acesso a pontos de ônibus, nos trechos de interseção da Avenida Rio Branco com as ruas Santa Rita e Espírito Santo. Já foram concluídas na esquina da Rio Branco com a Braz Bernardino e Fernando Lobo. Ainda serão executadas no encontro da avenida com as ruas Agassis, Antônio Lagrota, Marechal Setembrino de Carvalho, em frente ao Sport Club Juiz de Fora e à Praça do Riachuelo, Avenida Getúlio Vargas, ruas Afonso Pinto da Mota, Marechal Floriano Peixoto, Oscar Vidal, Avenida Presidente Itamar Franco, ruas Doutor Antônio Carlos, Delfim Moreira, Chanceler Oswaldo Aranha, vias de acesso à Santa Casa e do Hospital Pronto Socorro (HPS), Rua Vereador Sadi Carnot e travessia em frente ao Bahamas São Vicente.

Segundo a integrante da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), Valéria de Andrade, “os benefícios são inúmeros. A Rio Branco é a principal via da cidade, onde várias pessoas transitam, os principais ônibus passam nesse local, os serviços essenciais para a população estão localizados na via. Então, promover acessibilidade na avenida é muito simbólico para as pessoas com deficiência. É uma obra aguardada por todos, e esperamos que ela seja estendida por toda a Rio Branco e para outras ruas da cidade, para que possamos transitar com mais segurança”, afirmou.

 

Fonte: Assessoria PJF




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.