A ARQUITETURA NUNCA SERÁ PARA O BICO DA MAIORIA

Estética, funcionalidade e disposição adequada dos espaços não são para o bico da maioria! 

 

Sempre ouvi dizer que arquitetura nunca será para o bico da maioria e, como arquiteto, tenho que concordar com isso.

Mas calma aí, antes de correr para dar uma “descurtida” nesse artigo por causa da introdução, leia-o até o final, por favor, afinal isso aqui não é Twitter e as ideias se constroem para além dos 140 caracteres…

Não acredito que só os arquitetos possam comentar ou criticar essa arte. Pelo contrário: o “mero mortal” usuário do espaço é quem, no fim das contas, poderá falar sobre sua percepção da qualidade do projeto. Arquiteto não projeta para a crítica, mas para quem vai utilizar o espaço.

Não acredito, também, que a arquitetura deva ser feita apenas para as “zelites”, já que o projeto não deve ser visto apenas como um gasto, mas como um investimento, pois, além de deixar os espaços mais bonitos e funcionais, um bom projeto pode gerar muita economia na obra.

Nesse sentido, quanto menor a verba para se fazer uma casa, mais importante é a função do arquiteto.

 

 

Mas então, sobre o que é esse artigo afinal?

Quem já construiu sabe que no momento em que se começa a pensar em planejar a casa própria, vem pitaco de todo lado, todo mundo vira arquiteto: da sogra que quer pegar para ela o “cantinho do guerreiro” ao sobrinho que tem “jeitinho” para desenho.

É comum e importante ouvir a opinião deles sobre o que você deve colocar em sua casa, isso pode alertar para questões que te passariam despercebidas, entretanto…

Tenha em mente que cada um deles trará também uma série de interesses e desejos individuais e sua casa não pode ser uma colcha de retalhos dos interesses, desejos e “conhecimentos técnicos” de cada um deles.

 

 

Sabe aquela opinião do seu “tiozão que entende de obras” de fazer banheiro espelhado para economizar em encanamento?…

Ou aquele sofá de oncinha “combinandinho” com a almofada de zebra que sua sogra, que tem um “tino para decoração”, mostrou que é tendência de várias revistas?…

Ou, ainda, aquela banheira de hidro dentro de um closet que foi a dica de um sobrinho que sonha em fazer arquitetura?…

Então… Essas sugestões podem ser úteis, desde que realmente atendam às suas reais necessidades.

 

 

Além disso: e se a porta do banheiro ficar direto para a sala só porque assim economizaria uns trocados em tubulação?… E se a oncinha não se der muito bem com a zebra e ficar aquela briga danada no seu sofá?… E se você realmente usar a hidro para banho (ao invés de objeto de decoração) e os vapores mofarem as suas roupas?

O arquiteto estudou pelo menos cinco anos exatamente para buscar entender suas necessidades e intermediar seu sonho através do projeto.

Nada contra os parentes especialistas (na verdade tenho, mas o pessoal do jornal achou melhor eu ser politicamente correto) entretanto o projeto de arquitetura é uma das partes mais baratas da obra e é exatamente o que irá garantir mais do que seu sonho da casa própria, a casa própria dos seus sonhos. Independente do tamanho da casa.

Assim, com todo respeito: “Abaixo o tiozão especialista”, a arquitetura nunca será para o “bico da maioria”: mas para o seu bico, com o auxílio do arquiteto!

Agora, sim, deixe aí sua crítica ou opinião para debatermos.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.