Aleitamento em Juiz de Fora tem programação especial durante todo o mês de agosto

Em 2017, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu, por meio de uma lei (n°13.435), o mês de agostocomo o Mês do Aleitamento Materno ou “agosto dourado”. A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu a cor dourada porque ela faz alusão à definição para o leite materno: alimento de ouro que enriquece a vida dos bebês.

A lei determina que entre os dias 1º e 7 de agosto de todos os anos devem ser feitas campanhas e ações, dando visibilidade e promovendo informação sobre a importância da amamentação para as crianças e para as mães.

 

Importância da Amamentação

 

Marcela de Oliveira, mãe de um menino de quatro anos e de uma menina de um ano e seis meses, seguiu a risca toda a recomendação feita pelos médicos. Ela amamentou o seu filho mais velho até os 2 anos e está fazendo a mesma coisa com a sua caçula. “Eu acredito que a amamentação envolva mais que uma nutrição, porque eu acho que isso é muito óbvio. O que eu destaco é o vínculo com a criança, servindo não só como forma de um alimento, mas se tornando um lugar também de aconchego e segurança”, explicou ela.

De acordo com a coordenadora do berçário do Hospital Albert Sabin,Drª Márcia Mizrahy,“a amamentação ajuda na imunidade da criança, diminuindo o risco de doenças e infecções, além de engordar de maneira adequada, por ter a quantidade de calorias e proteínas, glicoses e sais minerais adequadas. Ele também serve como uma forma de prevenção a diabetes e problemas com hipertensão. Outro ponto de destaque é o contato do bebê, olho no olho com a mãe, na hora da amamentação, visto como forma de proteção,trazendo segurança para a criança”, explicou a pediatra.

Ela ainda afirma que, para a mãe, a amamentação também é muito importante e ajuda a diminuir osriscos de hemorragia pós-parto e as chances de ter câncer de mama e ovário, atuandocomo forma de prevenção de doenças para uma próxima gestação.

 

“Agosto Dourado”em Juiz de Fora

 

Apesar da Semana Mundial de Aleitamento Materno ter terminado nessa terça-feira, 7, a cidade continua com uma programação especial durante todo o mês de agosto, feito pelo Banco de Leite Humano em Juiz de Fora.

Segundo Bernadete Monteiro, coordenadora do banco, a campanha estendida tem o intuito de informar toda a população sobre a importância da amamentação nos dois primeiros anos da criança, sendo que, nos primeiros seis meses, o leite deve ser o alimento exclusivo do bebê.

A campanha também ajuda a divulgar a captação de leite para recém-nascidos feito pela associação. De acordo com Bernadete, no mês de julho, eles conseguiram arrecadar 84 litros de leite materno. “É muito importante a doação, porque cada litro de leite que uma mãe doa, ela está salvando a vida de 10 crianças”, ressaltou a coordenadora.

O ato da doação tem vários benefícios além de uma linda atitude social. Foto: Rafaela Frutuoso

 

Marcela também chegou a doar leite durante a amamentação dos seus dois filhos, e destacou, durante a entrevista, a importância dessa ação. “Quando eu doei 280 ml de leite pela primeira vez fiquei pensando em quantas vidas eu poderia estar salvando, já que uma criança em média mama em torno de 31 ml, isso tudo só com uma doação. Para mim foi muito gratificante”, destacou Oliveira.

Bernadete também informou que para ser doadora, assim como fez Marcela, eles só exigem o xerox do cartão de gestantes com os exames feitos no pré-natal. Após darem todaa orientação necessária, eles passam a ir até a residência da mulher, uma vez por semana, para fazerem o recolhimento dos frascos com o leite materno.

 

Programação para o Agosto Dourado em Juiz de Fora

 

No dia 8, as gestantes contarão com um curso, às 14h, no auditório da Vigilância em Saúde (Avenida dos Andradas, 523, térreo – Centro). Profissionais estarão orientando as futuras mamães sobre os cuidados durante a gestação e depois dela.O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo telefone 3690-7436 ou presencialmente.

Já no dia 14, será feito uma divulgação sobre a conscientização da Amamentação, naRuaHalfeld, em frente ao Teatro Central, das 9h da manhã até as 14h. A ideia é que as pessoas possam tirar suas dúvidas.

Finalizando a campanha, no dia 21, o Banco de Leite também está fazendo uma capacitação aos funcionários do Hospital Maternidade Therezinha de Jesus, às 15h.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.