De forma independente, o livro Pássaro Livre será lançado no dia 29 de julho, às 16h30, no Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) – Solar da Baronesa (Rua Sebastião Sete, nº 155, no centro do município) – pela escritora e mestranda da UFJF, Deborah Vieira, no evento Inverno Cultural promovido pela própria instituição.
Em seu primeiro romance publicado, a mestranda de comunicação nos contou que seu envolvimento com a escrita e a leitura é desde criança, quando escrevia os roteiros para brincar de boneca com seus primos e amigos. “É até engraçado, porque quando eu ia brincar de boneca, eu sempre escrevia os roteiros. Montavas as histórias e o que ia acontecer. Mas sempre foi uma brincadeira, nunca pensei ‘nossa, ainda vou escrever um livro’. Nada disso.”, contou Deborah.
A autora ainda ressaltou que a ideia da obra surgiu em um momento de questionamento e transição em sua vida, quando se mudou do curso de Engenharia Mecânica para o de Jornalismo, na UFSJ. Ela diz que toda essa experiência e indecisão vivida por muitas pessoas é passada para o livro, a ideia de uma vida perfeita, mas que muitas vezes não acontece. “A história do livro veio meio que com aquele ditado popular: a grama do vizinho é sempre mais verde. Eu fiquei pensando ‘será que essa grama mais verde se fosse no meu jardim? Será que essa vida perfeita que a gente constrói que está ligado, hoje, a sucesso, dinheiro, fama… será que ela realmente é perfeita, ou será que a vida que a gente tem já traz felicidade?’. Seria mais ou menos essa ideia de perceber e começar a valorizar as coisas que a gente tem, apesar das dificuldades do dia a dia”, explicou a escritora.
O primeiro capítulo do livro já está disponível gratuitamente no site Clube de Autores (clubedeautores.com.br). A obra completa será vendida no local do lançamento por R$34,90 e, também, online, custando o mesmo valor. A entrada para o Inverno Cultural é gratuita.
Sobre a história
Pássaro Livre é um romance que conta a vida de Anne, uma escritora recém-formada em Letras, que se muda para São Paulo com o namorado, Daniel, na esperança de encontrar um emprego e se tornar uma autora reconhecida. Todavia, ela vê todos os seus planos irem pelo ralo na mesma velocidade em que suas economias acabam e seu relacionamento cai na rotina.
Nas diversas mudanças que acontecem em sua vida ao longo da narrativa, ela tem a oportunidade de viver uma vida aparentemente perfeita e de experimentar a “grama do vizinho”, mas perceberá que nem sempre a ficção é igual à vida real e que, o “homem perfeito” da vida perfeita, está imerso em imperfeições.
Lançamento no Inverno Cultural
A participação da jornalista no Inverno Cultural, maior programa de extensão da Universidade, se deu pela inscrição da autora no edital lançado anualmente pela UFSJ, que é realizado há 30 anos. Neste ano, o evento acontece entre os dias 21 e 29 de julho.
Deborah afirma que uma das suas dificuldades para a construção da obra é a dificuldade de divulgação principalmente por ser autora independente. Ela ainda diz que o evento Inverno Cultural é uma bela forma de dar oportunidade a novos escritores de mostrarem seus trabalhos. “Pra mim, estar neste evento é especial por dois motivos: primeiro, a UFSJ é a universidade em que me formei jornalista e cheguei a trabalhar neste Inverno Cultural, em 2014, justamente na área de literatura, no lançamento de livros de outros autores e conheci essa possibilidade de divulgar. Em segundo lugar, é um evento grandioso. Eu poder lançar o meu livro, que eu não teria condição de fazer sozinha, com a estrutura do Inverno Cultural, é a chance de dar maior visibilidade para o meu trabalho”, conta Vieira.