As obras de despoluição do Rio Paraibuna seguem em diversos pontos da cidade. Orçado em mais de R$ 130 milhões, o conjunto de ações prevê ainda a construção de mais cinco estações elevatórias, cujo objetivo é bombear efluentes nas regiões mais íngremes. Uma delas já está em fase final de execução, na Avenida Brasil, nas proximidades do Viaduto Augusto Franco, no Centro.
De acordo com o diretor de desenvolvimento e expansão da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), Marcelo Mello do Amaral, a unidade está recebendo o enchimento do piso do seu poço úmido, onde o esgoto será captado pelas bombas. A previsão é de que esta fase dos trabalhos seja finalizada em agosto: “Essa unidade transportará até à Avenida Francisco Valadares o material que antes poluía nossos córregos. De lá, ele descerá, por gravidade, até a segunda estação elevatória, no Bairro Vila Ideal, a maior unidade dentre as cinco previstas, para então chegar à nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, já implantada no Bairro Granjas Bethel”.
Além da estação, a Cesama dá continuidade à implantação de interceptores ao longo do Rio Paraibuna, por meio de túneis subterrâneos próximos ao prédio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), e coletores de esgoto nas margens dos córregos São Pedro e Tapera. Estão previstas ainda uma nova ETE no Bairro Santa Luzia e a ampliação das estações de tratamento de Barbosa Lage e Barreira do Triunfo.
Fonte: Assessoria PJF