Cerca de 70.450 motoristas em Juiz de Fora possuem alguma pendência com o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) e correm o risco de não ter o seu Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2018 emitido.
De acordo com a determinação do Detran, relembrou delegada Regional de Juiz de Fora, Patrícia Ribeiro, o documento deveria ser regularizado pelos proprietários de placas com final 1, 2, 3, 4 e 5, até 30 de junho. Já para os finais 6,7,8, 9 e 0, o prazo está chegando: 31 de julho. “A falta de licenciamento gera a apreensão do veículo e multa”, completou a delegada. O motorista será multado em cerca de R$293, somando sete pontos na carteira.
Para receber o CRLV, o proprietário de veículo deverá ter quitado o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o Seguro DPVAT, eventuais multas de trânsito e a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV).
O município possui 228.732 veículos em condição de licenciamento. Aproximadamente 158.280 estão regularizados e cerca de 70.450 não estão licenciados. Entre as maiores pendências são débitos com taxa de licenciamento (53.830), de IPVA (49.910) e de seguro (53.251). Ou seja, condutores com mais de uma pendência com o Departamento de Trânsito.
“No site do Detran, o motorista consegue conferir se possui alguma multa ou outra pendência. Ele consegue acertar estes débitos fora do prazo, com juros, mas o que não pode é circular sem o licenciamento porque estará correndo o risco de ter o veículo apreendido e ainda por cima pagar uma multa”, alertou Patrícia.
Outra orientação da delegada é que os condutores inadimplentes procurem a Delegacia de Trânsito após quitar as dívidas. “Muitas pessoas vêm à Delegacia sem saber disso e acaba enfrentando fila [para descobrir suas pendências]. Confira no site, pague e depois nos procure para a emissão do documento, caso não queira sair de casa basta aguardar por no máximo uma semana que ele é entregue pelos Correios”, finalizou.
Em caso de não recebimento da documentação, é possível consultar no site www.detran.mg.gov.br – “consulta situação do veículo” para informações sobre os motivos do não licenciamento.
MINAS GERAIS
Atualmente, em Minas Gerais existem mais de 9,4 milhões de veículos registrados em condições de licenciamento. No entanto, de acordo com o dado mais recente do Detran-MG, cerca de 32% destes veículos têm alguma pendência registrada no sistema do órgão.
De acordo com o Departamento, débitos com IPVA (2.190.301), seguro (2.332.551) e taxa de licenciamento (2.264.092) também são as maiores pendências registradas entre os motoristas mineiros.
A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) informou que até essa terça-feira, 17, os cofres públicos mineiros arrecadaram mais de R$4,2 bilhões com o IPVA, cerca de 85% do total. Em relação à arrecadação com o TRLAV, a pasta afirmou que o Estado já recebeu mais de 580 milhões, ou seja, aproximadamente 74% do devido.
A Secretaria também divulgou o balanço referente à cidade de Juiz de Fora.
Quem está em atraso com os tributos pode fazer o pagamento nas redes bancárias credenciadas ou, ainda, por meio de parcelamento em cartão de crédito nos postos credenciados ao Departamento de Trânsito de Minas Gerais.