Já notaram que a cada novo lançamento imobiliário os apartamentos vão ficando cada vez menores? E, por estranho que pareça, apesar de menores, mais caros! Nossa necessidade de morar próximo aos confortos que a civilização e equipamentos urbanos oferecem são os responsáveis diretos por essa paradoxal situação imobiliária: menor e mais caro.

O adensamento nos espaços urbanos já saturados fez aparecer, por exemplo, apartamentos de 9,00 m² (com cozinha, quarto, escritório e banheiro)… ou espaços ainda menores como os “hotéis cápsula” japoneses, que são “quartos” de 1,00m de altura, por 1,00m de largura e 2,00m de profundidade. Até o Conde Drácula se sentiria um pouco apertado nesse “caixão”.

A tecnologia surge, assim, como uma “tábua de salvação” para diminuir a sensação de aperto, oferecendo uma série de recursos, levando conforto e aconchego para o lar. Nossas casas ainda não diminuíram taaaaanto assim, mas por meio de aplicativos já cabem nas palmas das mãos.

E para falar mais desse “gadgets” entrevistamos Marcos Eler, da Atos Control, sobre os diversos recursos que uma casa inteligente pode oferecer:

A Automação Residencial, também conhecida como Domótica, consiste em levar às pessoas conforto, praticidade e economia.

Ela pode ser definida como um conjunto de tecnologias que ajudam na gestão e execução de tarefas domésticas cotidianas através de aplicativos de tablets ou celulares.

Além de poder acionar lâmpadas e ar condicionado à distância, é possível realizar inúmeras tarefas com a automação: podemos acionar e monitorar qualquer equipamento eletrônico à distância. É possível visualizar as câmeras, movê-las, etc.

Atualmente, estamos otimizando a automação com a criação de cenários, isto é, com um simples toque no smartphone você pode transformar a sua sala de estar em um verdadeiro cinema, e enquanto você escolhe o filme que irá assistir, simultaneamente as luzes irão alterar levemente, o projetor descerá do teto, a pipoqueira será acionada, o ar condicionado ligado e a persiana abaixada, tudo isso sem você levantar do sofá.


É possível programar para acender e apagar as luzes em horários pré-determinados.

Você pode utilizar este recurso tanto para otimizar o seu dia a dia, quanto para simular presença de pessoas na residência quando você ficará fora por algum período.

A automação seria um bom aliado para a segurança. Um de seus pilares é gerar segurança por meio de sistema de monitoramento de câmeras, alarmes de presença anti-invasão, alarmes de vazamento de gases, entre outros.

Para quem pretende automatizar a residência, o primeiro passo é buscar o auxílio de alguma empresa do setor com experiência para auxiliá-lo e lhe ajudar a aguçar a imaginação.

Com uma pequena busca na internet é possível ter acesso a muitas informações, que pode ajudar a ter novas ideias.

Vemos que muitas pessoas acham que é um custo muito alto, mas hoje já não é caro automatizar uma residência.

Outro ponto que deparamos é que muitos imaginam que só é possível automatizar algum espaço se for projetado antes da construção.

Porém não é bem assim, já disponibilizamos equipamentos que atuam com rede sem fio internamente, via wi-fi.

 

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.