Qual o perfil de um bom profissional de trade marketing?

O mercado e seus consumidores vivem em constante mudança. Com o atual avanço tecnológico e o aumento da variedade de produtos e serviços, essas mudanças se fazem ainda mais presentes. O trade marketing consiste na análise do posicionamento de um produto em seus pontos de venda e nos planejamentos e execuções de estratégias que são utilizadas pelas empresas visando aumentar sua saída no mercado.

O profissional de trade marketing é responsável por analisar preferências e hábitos dos shoppers para que as táticas de vendas obtenham sucesso. Trata-se, portanto, de um profissional estratégico para  área de vendas de uma empresa. Quem ocupa essa posição deve ser dinâmico, comunicativo e estratégico para se adaptar às necessidades da área e traçar um planejamento que traga bons resultados para a empresa. Apesar de não possuir um perfil fechado, algumas características são bastante relevantes para um trade como possuir graduação em Publicidade, Propaganda e Marketing ou Jornalismo. É desejável ter domínio de inglês.

Veja a seguir algumas qualidades importantes para atuar na área de  trade marketing:

Características de um profissional de trade marketing

Dinâmico

Em diversos momentos, a pressão pode se fazer presente no dia a dia desse profissional. É necessário que o gerente de trade marketing saiba lidar com algumas situações. Em algumas delas, a continuidade do serviço depende de outras áreas – como quando o gerente comercial precisa aprovar o planejamento e não entende o motivo de determinadas ações. Quando isso ocorre, cabe ao trade ser dinâmico e paciente a fim de responder as dificuldades da melhor forma.

Descobrir o que o cliente precisa e fazer as mudanças possíveis, também é fundamental nesse departamento. É preciso se adaptar ao novo para fazer com que o consumidor se identifique com sua marca e acabe acreditando que precisa dela em sua vida, criando assim uma fidelidade com seu produto.

Atualizado

Muitas empresas optam por utilizar um sistema de trade marketing para otimizar o gerenciamento das operações e das equipes de campo. Portanto, o profissional que deseja atuar na área deve ter intimidade com a tecnologia e não ter problemas para lidar com softwares e gadgets.

Comunicativo

Por estar sempre em transformação, o mercado exige que o profissional de trade marketing esteja sempre bem atualizado. Por isso, é necessário que ele tenha um perfil comunicativo e expansivo para fazer a conexão entre o consumidor e o serviço ou produto oferecido pela empresa.

A criatividade pode influenciar positivamente na hora de montar um plano estratégico de trade marketing. É importante que as ideias sejam inovadoras a fim de atingir o maior número de pessoas e com isso aumentar as suas vendas.

Estratégico

Para alcançar bons resultados, o trade deve estar atento ao planejamento e estratégias. Seja em negociações de espaços para produtos, eventos de ativação da marca ou eventos de “compre e ganhe”, sorteios de brindes na compra dos produtos, treinamento da equipe dos lojistas, degustação ou campanhas de incentivo para as equipes dos lojistas, o profissional deve saber analisar as situações e escolher a melhor opção.

É necessário conhecer o cliente, saber as possibilidades que se tem em mãos para alcançá-los para então criar sua sistemática de atuação que atenda às expectativas.

Ainda não é possível apontar empresas onde o trade tenha uma estrutura plena e bem definida. Na maioria das vezes, acaba atuando como suporte para outros departamentos.

 

 

Fonte: Brands & Blogs




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