Um estudo recente da americana McKinsey aponta para uma expectativa de vida cada vez menor nas companhias que fazem parte da Fortune 500. E como isso se relaciona com nosso mercado nacional? Pense, se empresas de grande porte têm durado cada vez menos tempo no mercado, imagina o pequeno e médio empresário e o empreendedor individual!
Segundo o estudo, 88% das empresas indexadas na Fortune 500 nos anos 50 não existem mais. Na década de 80 caiu para 30 anos e hoje essa expectativa é de 15 anos. E ainda apontam a “carência de saúde organizacional”, ou seja, a administração não profissional como uma das causas dessa mortalidade.
O que podemos aprender com isso? O empreendedor brasileiro, que entra no mercado por necessidade ou por oportunidade tem a escolha de permanecer em seu casulo de achismo e experimentação ou encarar o fato de investir em um bom gestor e permanecer no mercado mais tempo que os concorrentes. Ouvimos muito a velha frase “já fazemos isso aqui há tantos anos”, ora, se você não está obtendo o resultado desejado talvez seja hora de pedir ajuda profissional. Administradores profissionais são os mais indicados, eles têm ferramentas para colocar métricas, analisar, definir metas, controlar os resultados e a partir daí mostrarem um caminho a ser trilhado e medido.
O segundo fator para a mortalidade é a falta de domínio da tecnologia, que pode ser uma aliada quando bem trabalhada, fazer do cliente um grande parceiro, e analisar suas percepções, reclamações e feedback melhorando produtos e processos.
Perceba a sua empresa em 360 graus, como se fosse um globo. Sua atividade-chave, parceiros, recursos, oferta de valor, relacionamento com clientes, canais de interação, estrutura de custos e fontes de receita; e veja como pode melhorar cada etapa.
Estamos em um momento de muita velocidade nas respostas ao mercado e uma grande variação nos humores dos clientes. Aja agora. Antecipe-se. Saiba para onde o nicho de mercado no qual atua está indo. Ajuste as velas do seu navio e veja seu negócio permanecer!