Olá empreendedores e empreendedoras! A sua empresa resolve a dor do cliente? Pela palavra “dor” aqui, entendamos que seja o motivo pelo qual ele procura comprar, o que ele quer resolver? E qual a solução que sua empresa está oferecendo?
Lembre-se que todos querem alguma coisa. Todos precisam comprar, sempre. Alguns produtos são de consumo diário, outros semanal, mensal e até anual. Provável que você compre o pneu do seu carro a cada ano, e o almoço você consome diariamente. A pergunta é se todos querem comprar, o que vai fazer o consumidor comprar na sua empresa ou na concorrência? Resolvendo a dor ou o problema do cliente! É simples não é? Com tanta concorrência e ainda as comprar pela internet, como fazer isso? Diferenciando-se dos demais!
A diferenciação por atendimento é uma resposta. Ao abrir sua empresa, todos os dias, o foco é fazer negócios, então se capacite, treine sua força de vendas e sua equipe de serviços, queira ter o melhor atendimento e as pessoas vai te procurar por isso. Exija excelência, busque o melhor, em cada atendimento procure encantar cada cliente.
Diferenciação por preço é muito perigosa, uma vez que o concorrente conseguindo negociações melhores pode obter lucros maiores, mesmo com preços menores daqueles que você pratica. Valorize-se, entenda seu mercado e o preço será a última coisa que o cliente vai se preocupar quando procura a sua empresa. Ofereça uma ótima experiência de compra, isso aumenta a percepção de valor.
Muitas vezes compramos porque o vendedor ou vendedora foi simpático, nos ofereceu mais opções de pagamento ou uma entrega mais rápida. Preço não é tudo.
Facilidade de acesso à sua empresa, uma rampa com corrimão, local para estacionamento, local limpo e arejado, produtos bem expostos e precificados, tudo isso ajuda a vender.
Talvez você queira entender que nesse novo mercado, disputado por empresas virtuais, muitas vezes com custos menores de manutenção, e as empresas físicas, com custo de aluguel e instalação influenciando no preço final, o atendimento encantador, o conforto oferecido ao cliente, uma água ou cafezinho, uma maior opção de pagamentos, um wi-fi gratuito, um local para carregar o celular, um banheiro, uma TV. Toda a sua estrutura deve ser voltada para o conforto do seu cliente.
Ofereça praticidade, pense como você pode ajudar ainda mais o seu cliente. O que você poderia vender para ajudar ainda mais na solução do cliente? Como você pode facilitar a vida de cada pessoa que se dispõe a comprar de você?
Quão bom seria seu cliente ser encantado e ainda trazer amigos e familiares para que também experimentem seus produtos ou serviços!