Trabalhadores da educação retomam atividades, mas continuam campanha por pagamento até 5º dia útil

Professores e trabalhadores da educação do Estado de Minas Gerais encerram greve e retornam ao trabalho nesta quarta-feira, 27, após o Governo realizar o pagamento da primeira parcela do salário dos aposentados e a segunda parcela dos salários da educação para quem está na ativa e também para aposentados nesta segunda-feira.

Após 16 dias desde o início da paralisação, o Sind-UTE – Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais lançou nota apresentando um histórico de ações da categoria e resultados alcançados.

De acordo com a nota “a decisão, tomada na maior instância do Sindicato, tem o objetivo de pressionar o governo a retornar o pagamento para o 5º dia útil do mês. Antes do início desta mobilização, a categoria realizou paralisação e manifestação em Belo Horizonte em conjunto com os trabalhadores da saúde e da Cemig, no dia 5 de junho, conforme também decisão do Congresso da entidade. A pauta da manifestação também foi pelo pagamento no 5º dia útil”.

Ainda conforme explicação da nota, “a paralisação que já estava convocada desde o dia 11 teve forte adesão em todas as regiões do estado. A categoria além de paralisar as atividades realizou plenárias, movimentos com a comunidade escolar, dezenas de manifestações. No dia 19 de junho, o Sindicato realizou um ato estadual com a participação de caravanas de todas as regiões do estado. O Governo tentou dividir a categoria ao anunciar o pagamento de parte da primeira parcela apenas para os trabalhadores em atividade, excluindo quem já está aposentado/a. A situação foi considerada inaceitável e a categoria manteve a paralisação porque a luta é de todos e com todos. A tentativa do governo de divisão da categoria fracassou”.

Após este movimento inicial, o governo antecipou o pagamento da segunda parcela para os/as servidores/as da Fhemig e Segurança Pública sem resolver a falta de pagamento na educação. Posteriormente, com a continuação da paralisação é que os pagamentos da educação foram realizados.

O Sind-UTE ainda reforça que “continuará a luta pelo direito de receber seu salário em dia, sem exclusão de nenhum setor da categoria”.

A diretora de Comunicação da subsede do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-Ute) em Juiz de Fora, Yara Aquino, reforçou que a categoria continuará a exigir o recebimento do salário até o 5º dia útil. “Continuaremos com a nossa campanha ‘Não depositou, parou’ caso os pagamentos não sejam efetivados até o 5º dia útil”.

Ela explicou que as atividades retornam hoje e também destacou a reunião realizada pela categoria. “Nós estaremos retornando as atividades hoje, entretanto vale lembrar do esquema de funcionamento devido o jogo do Brasil. O retorno só aconteceu hoje por que  o governo que fez com isso acontecesse. A reunião com a categoria foi muito boa, os trabalhadores puderam apresentar suas contas atrasadas, receitas médicas e os saldos bancários”.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.