A MRS logística divulgou nessa quinta-feira, 21, informações sobre um acidente ocorrido no último dia 12 de junho para ressaltar e redobrar as orientações para motoristas e pedestres que circulam de forma imprudente pelas passagens de nível por toda a concessão da empresa.
No último dia 12, um acidente envolvendo um veículo e um trem acabou levando o condutor do veículo a uma prisão em flagrante, por conduzir sem a habilitação. O choque se deu em uma passagem em nível na cidade de Ewbank da Câmara, cerca de 40 km de Juiz de Fora e levou à destruição completa do veículo, que também estava em condição irregular, com licenciamento atrasado desde 2013. O condutor, que estava a serviço e foi levado pela Polícia Militar (PM) a uma delegacia em Barbacena, não se feriu, por pura sorte.
A PM conseguiu determinar que o condutor não parou o veículo antes da faixa de retenção de cruzamento com a ferrovia, como estipula o artigo 212 do Código de Trânsito Brasileiro. O condutor realizou o cruzamento de forma imprudente, provocando o abalroamento e causando danos tanto ao seu veículo – perda total – quanto a alguns dispositivos de sinalização da ferrovia.
“Foi um acidente muito sério, que poderia ter provocado danos ao próprio condutor, além do estrago material”, avalia Márcio Barizon, coordenador de segurança patrimonial da MRS para a região. “É uma grande sucessão de más escolhas, a começar pelo fato de o motorista nem o veículo estarem devidamente habilitados para circulação. Lamentável”, afirmou.
Como procedimentos de praxe, a MRS irá esgotar as investigações, embora não haja dúvidas sobre a influência de comportamento indevido neste caso, e irá avaliar os danos provocados à sinalização. Um dos desdobramentos possíveis é o acionamento, em esfera judicial, dos responsáveis pelo acidente, tanto para reconstituir as condições seguras da ferrovia como por medida de caráter educativo e de conscientização.