A Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes) realizou nessa segunda-feira, 18, o 1º Painel sobre Políticas Públicas de Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas. O evento contou com 160 participantes, a maioria composta por funcionários das Secretarias de Saúde e Assistência Social de 33 municípios da região. “É uma honra muito grande para a Acispes realizar um evento como esse, proporcionando a troca de conhecimento entre profissionais da Saúde e da Assistência Social e trazendo à tona alternativas para tratamento da dependência química nos municípios da região. Com esse painel, a Acispes reafirma seu compromisso social, seu papel como entidade prestadora de serviços de saúde, afirmou Ormeu Rabello Filho, presidente da Acispes.
O Painel contou com três palestras. A primeira, “Por que COMADs?” foi apresentada pela Pedagoga e Presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD) de Contagem, Soraya Romina. Durante sua explanação, Soraya enfatizou a importância da criação dos conselhos municipais e explicou como eles atuam no desenvolvimento de políticas públicas sobre drogas.
A segunda palestra foi ministrada pelo Psiquiatra e Deputado Estadual Antônio Jorge de Souza Marques e abordou os “Insumos para uma política Municipal sobre drogas”. Antônio Jorge, que é presidente da Comissão de Prevenção ao Uso de Crack e outras Drogas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), ressaltou a necessidade de implantação de estratégias intersetoriais para enfrentar os problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas, que atinge cada vez mais a população dos municípios mineiros. “O evento foi muito assertivo, com uma alta adesão dos servidores públicos que atuam nessa área. Tivemos a oportunidade de debater o problema álcool e drogas de maneira técnica e acho que os participantes retornaram com um a bagagem adicional muito relevante para desenvolverem outras reflexões em seus municípios”, pontuou.
Por fim, o Painel contou com palestra “Internação Compulsória: mitos e verdades”, do Promotor de Justiça aposentado, Dr. Gilmar Assis, ex-coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde no Estado de Minas Gerais (CAOSAÚDE), e Presidente licenciado da Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde (AMPASA). Assis proporcionou uma reflexão sobre a legislação existente para amparar as internações de dependentes químicos.
Ao fim da rodada de palestras, os participantes puderam interagir, fazendo perguntas e comentários.
Fonte: Assessoria